Página inicial > Apoio ao Ensino > CAE-Artigos > Acompanhamento Disciplinar

Acompanhamento Disciplinar

Criado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 11h00

O que é o trabalho de acompanhamento disciplinar?

Ao receber relatório de ocorência que envolva um ou mais estudantes do câmpus, com atitudes prejudiciais ao ambiente educativo, a Coordenadoria de Apoio ao Ensino pode dar ao caso diferentes encaminhamentos, dependendo da gravidade da ocorrência e do histórico do estudante. Alguns dos encaminhamentos possíveis são:

• Conversar com os estudantes envolvidos, para esclarecer a situação e orientá-los com relação às regras de convivência do câmpus.
  • Consultar a Coordenadoria Sociopedagógica e encaminhar o estudante para acompanhamento da CSP, quando for o caso.
  • Entrar em contato com os pais/resposnáveis, para que ocorra também uma intervenção por parte da família.
  • Aplicar as medidas disciplinares previstas no Regulamento Disciplinar Discente.

As ocorrências são registradas no módulo ETEP do SUAP, com a descrição das situações, datas e encaminhamentos realizados. Desse modo, o acompanhamento disciplinar é realizado pela Coordenadoria de Apoio ao Ensino, em cooperação com outros setores/instâncias, como a Coordenadoria Sociopedagógica, os coordenadores de curso e os docentes, que podem auxiliar na mediação dos conflitos no ambiente escolar/acadêmico.

Sou servidor e estou tendo problemas com um estudante. Como devo proceder?

O primeiro passo é conversar com o estudante, com viés educativo, e orientá-lo. Se o diálogo não resolver a situação, você pode pedir o auxílio dos servidores da CAE ou formalizar um relatório de ocorrência. A formalização de uma ocorrência pode ser feita pelo módulo ETEP do SUAP, ou pelo preenchimento do formulário impresso específico para esta finalidade.

Sou estudante e estou tendo problemas com outro estudante. Como devo proceder?

Na impossibilidade de resolver o conflito pelo diálogo, você pode buscar ajuda de diversas formas: pode chamar um dos Assistentes de Alunos e relatar a situação, ou apresentar o relato diretamente à Coordenadoria de Apoio ao Ensino na sala B317; se a situação ocorreu durante uma aula ou está relacionada a alguma disciplina, você pode relatar para o(a) docente responsável. Em casos de conflitos envolvendo ofensa, intimidação ou bullying de qualquer natureza, salientamos a importância de sempre dar ciência à CAE e/ou CSP sobre o que está acontecendo. Só assim poderemos tomar ações para evitar que as ocorrências se repitam.

Como posso formalizar um relato de ocorrência?

Qualquer membro da comunidade acadêmica pode formalizar um relato de ocorrência, por meio do formulário disponível no arquivo abaixo:

Além disso, qualquer servidor do câmpus pode relatar uma ocorrência por meio do módulo ETEP do SUAP. Os registros nesse módulo ficam visíveis apenas para a CSP e para os servidores indicados como interessados na ocorrência. O procedimento no SUAP é detalhado no tutorial abaixo.

Tutorial para registro de ETEP

Passo 1: Acesse o SUAP, clique no menu Ensino / Alunos e localize o estudante buscando pelo nome ou número de prontuário.

Passo 2: Na página de perfil do aluno, verifique se este já possui ETEP aberto. Se for este o caso, na parte inferior da tela haverá uma aba ETEP disponível para consulta, conforme a imagem abaixo. Clique nessa aba. (Se a aba ETEP não estiver disponível, será necessário abrir a primeira solicitação para este aluno. Nesse caso, pule para o Passo 5).

ETEP 6

Passo 3: Ao clicar na aba ETEP será possível visualizar os acompanhamentos realizados. Na coluna Ações, clique em "Visualizar" e você será direcionado à página do registro de ETEP. Clique na aba Registros e depois no botão Adicionar Registro. Será exibida a tela abaixo:

ETEP 2

Passo 4: Descrever a ocorrência, anexar arquivo (quando for o caso), e selecionar os servidores para os quais deseja dar ciência do registro. Neste momento, você pode selecionar os servidores da CSP, da CAE ou os docentes/coordenadores de curso que já vêm acompanhando o estudante em questão. Depois clicar em Salvar.

Passo 5: Para os alunos que ainda não têm ETEP aberto, clique na opção do menu Ensino / ETEP / Adicionar Solicitação.

Passo 6: Na tela seguinte, você deverá preencher os dados da Solicitação de Acompanhamento. Identifique o aluno, faça uma descrição da situação/ocorrência, e selecione para qual ou quais tipos de acompanhamento a solicitação se refere. Para questões disciplinares, marcar a opção "Orientações preventivas em relação a condutas que prejudicam o ambiente educativo". Depois, clicar em Salvar.

ETEP 4

Passo 7: Agora a CSP irá receber o registro e dar o encaminhamento adequado, dando ciência à CAE quando for o caso. Tomaremos alguma ação junto ao estudante e/ou aos pais/responsáveis, quando necessário, e tudo ficará registrado no ETEP para futuros acompanhamentos.