Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apoio ao Ensino > CAE-Artigos > Combate ao Bullying
Início do conteúdo da página

Combate ao Bullying

Criado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 11h00

O que é bullying?

O termo bullying se refere a um conjunto de atitudes que intimidam e agridem pessoas verbal, moral ou fisicamente. Geralmente é usado para identificar atos dessa natureza que ocorram de forma sistemática, com viés de perseguição e constante intimidação a uma ou mais pessoas. Porém, atos isolados de ofensa, intimidação ou agressividade podem ser considerados igualmente inaceitáveis e, em alguns casos, são indícios de que uma ação sistemática de bullying esteja ocorrendo. 

Algumas atitudes que podem se configurar como bullying são: 

  • Atitudes agressivas e ameaças constantes.
  • Ofensas direcionadas a uma pessoa de forma sistemática.
  • Atitudes que visam expor ou humilhar a pessoa.  
  • Publicações em meios eletrônicos (redes sociais) com efeitos semelhantes.  
  • Fofocas difamatórias, boatos, olhares, sussurros e outros comportamentos sutis e velados que ocasionam exclusão e isolamento da pessoa.
     

Não normalize a violência: bullying não é brincadeira

É comum o discurso de que ofensas e provocações são atitudes "normais" ou "brincadeiras" ou ainda "coisa de adolescente", que "eram muito comuns antigamente" e que associar tais ações ao conceito de bullying seria sinal de fraqueza. Mas tais afirmações não têm fundamento e visam somente normalizar práticas que são inaceitáveis. Não é normal ofender as pessoas, muito menos intimidá-las ou promover qualquer tipo de agressão. Essas atitudes são inaceitáveis em qualquer cultura que preze pelo respeito, pela paz e pela saúde física e mental das pessoas. 

 

O que o Regulamento Disciplinar Discente diz sobre isso?

No Regulamento Disciplinar Discente, em seu artigo 11, o bullying é considerado uma atitude violenta ou imoral, que fere a integridade do IFSP e de sua comunidade. Esse tipo de comportamento pode receber a medida disciplinar de suspensão de 2 a 10 dias.  

 

Presenciei ou estou sofrendo bullying no câmpus. Como devo proceder?

É fundamental que você relate o que está ocorrendo à Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE). Você também pode procurar a Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) ou relatar a situação a algum docente ou servidor do câmpus com quem se sinta mais à vontade. Lembre-se de que estamos aqui para ajudar. Nosso objetivo é garantir o bem-estar de todos os membros da comunidade acadêmica, bem como evitar que tais situações se repitam.   

 

Por que é importante sempre relatar os casos de bullying à escola?

Porque esta é a única forma de podermos fazer algo para ajudar. Sem o relato, é mais provável que as ocorrências de bullying se repitam com frequência. As intervenções feitas pela escola, junto aos estudantes ou aos pais/responsáveis, quando for o caso, podem ajudar a prevenir novas ocorrências. Elas também podem ajudar a conscientizar as pessoas sobre as regras de convivência no câmpus. 

 

Material para conscientização:

 

Cartaz Bullying

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página