Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apoio ao Ensino > CAE-Artigos > Formatura e Colação de Grau
Início do conteúdo da página

Formatura e Colação de Grau

Criado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 09h00

Formatura e Colação de Grau

A formatura é uma importante etapa da vida acadêmica: o momento de celebrar a finalização de um curso, de uma fase da vida, as conquistas alcançadas e as dificuldades superadas ao longo do caminho. Se você concluiu todos os requisitos do seu curso e chegou nesta etapa, parabéns!

Mas a conclusão de um curso tem as suas regras e rituais próprios, sendo comum que os estudantes tenham dúvidas sobre o tema. Elaboramos este artigo com algumas perguntas e respostas, para ajudá-lo a se situar e a melhor planejar este momento tão especial.

 

Qual a diferença entre Formatura e Colação de Grau?

A Colação de Grau é uma cerimônia solene que tem o intuito de oficializar o ato de outorga de grau aos formandos. Dela participam a direção geral do campus, os coordenadores de curso, os paraninfos e os professores homenageados pelas turmas, bem como os formandos, familiares e convidados. É uma cerimônia que tem rituais próprios, organizados na forma de um roteiro com momentos, falas e ações predefinidas.

Já a festa de Formatura é um momento de confraternização mais livre, geralmente organizado pelos formandos e incluindo música, comes e bebes, com a finalidade de reunir os formandos, seus familiares e convidados para celebrar este momento especial.

 

Quem organiza a Colação de Grau?

A cerimônia de Colação de Grau é organizada pelo IFSP-BRA ou por uma empresa parceira, desde que tal ação não imponha custo para a participação dos formandos.

 

A participação na Colação de Grau é obrigatória?

Para os cursos superiores (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), a participação é obrigatória e uma exigência para a emissão do diploma de graduação. A cerimônia ocorre duas vezes por ano (no primeiro e no segundo semestre), em datas previstas no calendário acadêmico.

Para o curso técnico concomitante/subsequente (Mecatrônica), a participação é opcional. Havendo interesse das turmas, os formandos desse curso podem participar da mesma cerimônia que os cursos superiores.

Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (Eletroeletrônica, Informática, Mecânica), a participação é opcional. A cerimônia ocorre uma vez ao ano, ao final do ano letivo, em data a ser combinada com a Comissão de Formatura.

 

A participação na Colação de Grau tem algum custo para os formandos?

Não. Os estudantes não pagam nada para participar da Colação de Grau.

 

É permitido tirar fotos na Colação de Grau?

Sim, mas alguns cuidados são necessários. Se a cerimônia estiver sendo organizada por uma empresa parceira do IFSP-BRA, lembre-se que essa empresa tem exclusividade na produção de fotos profissionais do evento. A participação na cerimônia é gratuita para todos os formandos, mas a contrapartida da empresa é a produção e oferta das fotos para posterior aquisição, sendo a compra do álbum também opcional. Por isso, no dia da Colação de Grau é preciso seguir algumas orientações:

  • Tirar fotos com o celular, sem atrapalhar os fotógrafos profissionais da empresa parceira e sem se levantar durante a cerimônia para esta finalidade, é permitido.
  • Por outro lado, trazer máquinas profissionais, ou mesmo pessoal contratado para esta finalidade, não são ações autorizadas no evento.

 

O que acontece na cerimônia de Colação de Grau?

A Colação de Grau é uma cerimônia solene com um roteiro predefinido. Alguns momentos importantes do evento são:

  • Preparação dos formandos.
  • Entrada da mesa convidada.
  • Entrada dos formandos.
  • Abertura com hino nacional.
  • Juramento.
  • Outorga de grau.
  • Entrega de canudos.
  • Discurso dos oradores.
  • Discurso dos paraninfos.
  • Entrega de homenagens.
  • Encerramento.

 

Quem faz o que na Colação de Grau?

Formandos: Se preparam antes da cerimônia, vestindo a beca, tirando fotos e recebendo orientações. Entram e tomam seu lugar de destaque no evento. Fazem o juramento. Recebem os canudos e assinam a ata.

Mestre de Cerimônia: Conduz a cerimônia. Convida os professores e autoridades a compor a mesa. Anuncia cada ação da cerimônia. Convida os formandos a entrarem e a receberem seus canudos. Convida as autoridades, oradores e paraninfos a fazerem suas falas e discursos.

Diretor Geral: Declara oficialmente a abertura e o encerramento do evento. Outorga o grau aos formandos.

Coordenadores de Curso: Compõem a mesa solene. Podem atuar também como paraninfos, patronos ou professores homenageados.

Paraninfos: São professores eleitos pela turma para fazer um discurso.

Patronos: São professores eleitos pela turma para fazer a entrega dos canudos.

Homenageados: São professores ou outros servidores da instituição eleitos pela turma para receber uma homenagem na cerimônia.

Oradores: São formandos que fazem um discurso representando a turma.

Juramentistas: São formandos que fazem a leitura do juramento, para que a turma o repita.

 

Quem organiza a Festa de Formatura?

A festa de Formatura é organizada pelos formandos, podendo ser composta uma Comissão de Formatura para esta finalidade.

 

A participação na festa de Formatura é obrigatória?

Não. A participação na festa de Formatura é opcional para qualquer curso.

 

A participação na festa de Formatura tem algum custo para os formandos?

Sim. A festa de Formatura só se realiza quando os formandos arcam com os custos. Todo esse processo é organizado pelos formandos. O IFSP-BRA não participa das tomadas de decisão com relação à festa e não faz a mediação desse processo.  

 

A Comissão de Formatura pode reservar salas do campus para reuniões e planejamento da festa de Formatura?

Sim. Para isso, basta solicitar a reserva junto à Coordenadoria de Apoio ao Ensino.

 

A Comissão de Formatura pode realizar ações no campus para arrecadar dinheiro para a festa de Formatura?

Depende. De modo geral, a venda de produtos e serviços no campus por parte do corpo discente não é permitida. Porém, algumas ações de vendas para fins de arrecadação para a Formatura, exclusivamente, podem ser autorizadas, dependendo do tipo de produto, da frequência das vendas e dos cuidados a serem tomados nesta ação. Para isso, a Comissão de Formatura deve consultar a Diretoria Adjunta Educacional do Campus, apresentando com clareza o que, como e quando será vendido. Assim, podemos analisar caso a caso e autorizar ou não esta ação.

Uma oportunidade interessante para arrecadar fundos para a Formatura é a Festa Junina do IFSP-BRA, que ocorre todo ano, mediante inscrição em edital para atuação na festa com barracas de comes e bebes ou brincadeiras.   

registrado em:
Fim do conteúdo da página