Página inicial > Apoio ao Ensino > CAE-Artigos > Assistentes de Alunos

Assistentes de Alunos

Criado: Sexta, 12 de Mai de 2023, 08h00

Assistentes de Alunos

Os Assistentes de Alunos são profissionais dedicados a observar, auxiliar, orientar e monitorar os estudantes do IFSP-BRA, bem como monitorar os ambientes da escola, participar de ações educativas e oferecer suporte a uma diversidade de eventos, ações e ocorrências do campus.

Vale lembrar que o IFSP-BRA possui uma arquitetura singular, com dois prédios, cinco andares, quadra poliesportiva, estacionamento, refeitório e, é claro, inúmeros corredores, escadas e rampas. Monitorar todos esses espaços, durante todo o período letivo, obviamente é uma tarefa grande demais para ser considerada uma atribuição exclusiva dos Assistentes de Alunos.

Por isso, todos os membros da comunidade acadêmica devem ajudar a cuidar dos nossos alunos e do nosso campus.

Que ações são realizadas pelos Assistentes de Alunos?

• Oferecer informações e orientações aos estudantes sobre o campus, as aulas, os horários, os ambientes, as regras de convivência etc.
  • Observar, monitorar e se colocar à disposição dos estudantes no pátio, especialmente nos horários de intervalo e no horário de almoço.
  • Observar, monitorar e fazer rondas pelos diversos ambientes do campus, em momentos específicos da sua rotina de trabalho.
  • Localizar um estudante no campus ou em sala de aula, quando necessário.
  • Oferecer suporte a ações relacionadas à entrada/saída de estudantes do campus, como por exemplo, recepção e orientação a alunos novos e autorizações de saída antecipadas para menores de 18 anos.
  • Receber pessoas da comunidade externa para visitas guiadas.
  • Oferecer ajuda aos alunos que eventualmente estejam passando mal ou sofram algum acidente no campus, buscando contribuir para o bem-estar momentâneo do estudante, entrando em contato com os pais/responsáveis ou acionando o serviço médico emergencial, quando for o caso.
  • Abordar e orientar o estudante que porventura esteja apresentando comportamento inadequado no ambiente acadêmico, realizando uma ação educativa de conscientização pelo diálogo, ou encaminhando o estudante para a Coordenadoria de Apoio ao Ensino, quando necessário.
  • Abordar e orientar o estudante menor de 18 anos a se dirigir à aula, quando este for observado fora da sala em horário de aula, sempre que possível e considerando ocorrências como faltas docentes e encerramento antecipado de aulas e atividades.
  • Oferecer suporte na realização de eventos, como eventos de extensão, reuniões de pais, semanas temáticas, cerimônias de colação de grau, etc.
  • Oferecer suporte na realização de ações dos estudantes e do grêmio estudantil no pátio ou em outros ambientes da escola.
  • Realizar ações relacionadas à comunicação junto aos estudantes via e-mail institucional, grupos de whatsapp, cartazes ou junto aos representantes de turmas.
  • Realizar outras ações administrativas relacionadas ao corpo discente, como por exemplo, levantamento de dados, pesquisas, preenchimento de formulários, bem como atuar na fiscalização de contratos, quando for o caso.
  • Realizar os atendimentos presenciais da Coordenadoria de Apoio ao Ensino na sala B317, sempre que necessário e quando for possível mediante às demais atribuições do cargo.
  • Abastecer a sala dos professores com materiais de consumo para fins didáticos, como por exemplo, blocos de folhas sulfite, canetas para quadro branco, giz, apagadores, etc.
  • Oferecer suporte no serviço de achados e perdidos.
  • Entre outras ações.

Quais atribuições NÃO competem aos Assistentes de Alunos?

• Receber trabalhos ou tarefas de estudantes, para serem entregues posteriormente ao docente.
  • Acompanhar turma durante a aplicação de uma prova ou atividade avaliativa, desenvolvimento de trabalho, listas de exercícios ou pesquisa, na ausência do docente, ainda que em caráter emergencial.
  • Acompanhar e monitorar os estudantes dentro de sala de aula, em qualquer situação.
  • Dar suporte técnico a computadores, aparelhos de som, projetores, lousas digitais e afins.
  • Substituir a equipe de portaria, quando nesta ocorrer alguma falta, atraso ou saída antecipada.
  • Medicar os estudantes que porventura estejam passando mal no campus. Esta ação não é permitida a nenhum servidor do campus.

Lembre-se de valorizar esses profissionais!

De modo geral, podemos ver que os Assistentes de Alunos têm um desafio e tanto com o IFSP-BRA: eles são profissionais realmente versáteis, atuando em uma diversidade de ações, além de lidarem com tantas situações imprevisíveis do cotidiano acadêmico. Lembre-se de dar o devido valor ao trabalho desses profissionais, tão importante para o bom funcionamento do campus.