Incio do contedo da pgina

Simulado ENADE para Engenharia de Controle e Automação - em 19/12, 13h

Criado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 16h40

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), iniciado em 2004, é um processo avaliativo OBRIGATÓRIO que mensura a performance dos alunos do curso de graduação. Por meio desta avaliação é possível, além de mensurar a qualidade da educação, observar e corrigir eventuais lacunas na formação estudantil.

Demonstrar um bom desempenho no ENADE é importante não apenas para o IFSP-BRA mas também para cada discente do Curso, tendo em vista que esta avaliação reflete a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, muitas vezes um indicador levado em consideração pelo mercado de trabalho durante as etapas de recrutamento e seleção.

Neste sentido, de forma coletiva e colaborativa, desde o ano de 2018, foi elaborada uma comissão exclusiva para estruturar a preparação do Curso para o ENADE, com o intuito de:

• adequar o currículo acadêmico e conteúdo programático das disciplinas;
  • motivar e conscientizar tanto o corpo docente quanto o discente;
  • investir na preparação estudantil, tanto em relação ao conteúdo a ser avaliado no ENADE quanto sobre regras e a dinâmica da avaliação.

Paralelamente a estas ações da comissão exclusiva, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado do Curso, deliberaram sobre as regras do simulado ENADE, conforme ATA 04/IFSP/COLEGIADO/CECA, de 08 de fevereiro de 2018. Como resultado, destas discussões, o entendimento foi que a aplicação do simulado seria realizado de maneira semestral, a partir da integralização de 47% do Curso, equivalente ao 8º semestre letivo.

Neste sentido, a Coordenação do Curso divulga a lista dos estudantes que deverão fazer o Simulado ENADE por meio do Moodle no dia 19 de dezembro de 2020 entre as 13h e as 17h (4 horas de duração).

PRONTUÁRIO

Vinicius de Almeida Recoaro

BP1764306

William Issami Ramos Igarashi

O simulado refletirá o formato do ENADE, contendo questões de Formação Geral (duas discursivas e oito de múltipla escolha) e questões de Componente Específico (três discursivas e 27 de múltipla escolha), envolvendo situações-problema e estudos de casos. Esta iniciativa propicia que os estudantes entendam a lógica de funcionamento da prova e se habituem a linguagem, regras, dinâmica e tempos para responder às questões.

Como incentivo a realização deste simulado, a depender do desempenho obtido, o discente poderá obter até 1.0 (um) ponto-extra na média final de cada disciplina que esteja matriculado no semestre.

Informações adicionais sobre o método de acesso a prova no Moodle serão publicados em comunicados posteriores.

Dúvidas podem ser encaminhadas aos membros da comissão do Simulado ENADE:

Fim do contedo da pgina