Prata da casa: professor do Câmpus Bragança Paulista publica o livro “Lógica de Programação com Portugol”

Criado: Segunda, 07 de Março de 2022, 17h08

Em fevereiro, o professor Rafael da Silva Muniz, do IFSP - Câmpus Bragança Paulista   e a professora Joice Barbosa Mendes, IFSP - Câmpus Campinas, publicaram o livro “Lógica de Programação com Portugol”, pela editora Casa do Código.

De acordo com os professores autores, o objetivo do livro foi publicar um material que utilizasse uma nova ferramenta voltada para o ensino do Portugol. A ferramenta escolhida pelos professores foi o Portugol Studio, desenvolvido pela UNIVALI. Por ser uma ferramenta considerada nova, ainda não existem livros utilizando a sintaxe dessa ferramenta, o que acaba dificultando o processo de aprendizagem dos alunos. A grande maioria dos livros de ensino de lógica de programação são baseados na ferramenta VisualG.

Muniz aponta que "essa ferramenta tem sua sintaxe mais próxima da linguagem C o que facilita o processo de aprendizagem, principalmente quando os alunos aprendem o Portugol e a linguagem C paralelamente. Outra grande vantagem é que o Portugol utiliza seus comandos em português, nosso idioma. Dessa forma os alunos utilizam palavras do cotidiano para montar seus algoritmos”.

Além de apresentar os conceitos básicos para o aprendizado de lógica de programação o livro ainda conta com mais de 50 exercícios com gabarito, 80 exemplos, um projeto que é desenvolvido ao longo do livro e 18 resumos em vídeo com o conteúdo de cada capítulo.