Equipe do Câmpus Bragança Paulista participa da final presencial da 14º Olimpíada Nacional em História do Brasil na Unicamp

Criado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 15h14

ONHB2022 Corujas RevolucaoNo próximo final de semana, dias 20 e 21 de agosto, a equipe “Corujas da Revolução” do IFSP - Câmpus de Bragança Paulista participará da final presencial da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A equipe formada pelas alunas Alessandra Maia da Silva, Alinne Gomes de Souza e Laís Keiko Suthoff Takashi, estudantes do 3º Ano do Técnico Integrado em Informática, é orientada pelo professor Adriano Henriques Machado. O câmpus participa da Olimpíada há 5 anos e, nos últimos três anos, conta com um aluno-monitor que auxilia o professor na orientação das equipes, por meio de um projeto de ensino.

Nesta 14ª Edição, a Olimpíada contou com mais de 11,4 mil equipes inscritas e o campus participou com 14 equipes, envolvendo estudantes de todos os anos do Ensino Médio e dos três cursos integrados.

Para chegar na etapa final, as equipes participam de seis fases on-line, realizadas nos meses de maio e junho, as quais incluíam questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Neste ano a final contará com 320 equipes, com representantes de todos os estados da federação e a final volta a ocorrer de forma presencial, depois de ter sido realizada por dois anos no formato on-line, devido à pandemia do Covid-19.

Nesta edição, a Olimpíada convidou seus participantes a refletirem sobre o papel e a importância das mulheres na história e na sociedade brasileira. Além disso, outros temas sobre a História do Brasil, e questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades fizeram parte do programa, a qual é organizada pelo Departamento de História da Unicamp, com apoio da Associação Nacional de História (ANPUH).