Enade 2021: cursos superiores do IFSP-BRA conquistam conceito 4

Criado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 17h22

O Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo tem dois cursos superiores com conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, de acordo com os resultados divulgados em 12 de setembro pelo Ministério da Educação (MEC).  Os cursos de Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conquistaram o conceito 4 no Enade, um indicador da alta qualidade destes cursos.

O Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos superiores em relação aos conteúdos propostos e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. Cada curso é avaliado a cada três anos e os conceitos vão de 1 a 5.

Outra informação gerada a partir do Enade é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), indicador de qualidade que mede o valor que um curso de graduação agrega ao desenvolvimento de seus estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar em tal curso.

Para além do conceito de cada curso, o INEP também disponibiliza um relatório para cada curso, que traduz os resultados obtidos a partir da análise do desempenho e do perfil dos estudantes de um determinado

O professor André Marcelo Panhan, Diretor Adjunto Educacional e Diretor-Geral em exercício do Câmpus Bragança Paulista parabenizou todos os concluintes que participaram do Enade pela excelente nota. "O Enade 2021 guarda particularidades em meio a um contexto educacional atípico imposto pela pandemia de Covid-19 pois, além do período de suspensão das atividades de ensino, o IFSP precisou adotar novas mediações de ensino e a rever seus currículos e critérios, refletindo na avaliação dos cursos em geral", complementa.

O IFSP no Enade

Alunos de 64 graduações do IFSP fizeram o Enade em 2021, tendo quatro cursos obtido o conceito máximo (5). Outras 38 graduações receberam o conceito 4, alcançando um nível próximo ao topo. Nesta edição de 2021, alguns cursos de bacharelado e da área tecnológica, e praticamente todos os cursos de licenciatura foram avaliados no Enade. Confira os cursos avaliados e os conceitos alcançados