6º Conpog - Congresso de Pós-Graduação do IFSP - tem início nesta quinta

Criado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 14h43

A sexta edição do Congresso de Pós-Graduação do IFSP (Conpog) acontece a partir desta quinta-feira (22), no Campus Bragança Paulista. Neste ano, o congresso contará com a apresentação de 85 trabalhos de diversas áreas, além de uma série de atividades.

A programação tem início com a abertura oficial, às 19h do dia 22, e na sequência acontece a mesa-redonda “A construção do conhecimento a partir das IAS: O Caso do CHATGPT”. No dia 23 (sexta-feira), será realizado o III Encontro de Coordenadores de Curso de Pós-Graduação do IFSP. Na oportunidade, haverá uma troca de experiências entre coordenadores a partir de casos exitosos. Neste dia também está prevista uma oficina virtual sobre escrita de diários reflexivos na formação inicial de professores, que será conduzida pela professora Diane Mota Mello Freire, docente do Campus Jacareí. No último dia do evento serão realizadas as apresentações orais dos trabalhos.

A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

A professora Cristina Corrêa de Oliveira é presidente da comissão organizadora do 6º Conpog. Ela contou que este será o primeiro evento de pós-graduação sediado pelo Campus Bragança, e disse que o congresso é fundamental para o crescimento dos programas de pós-graduação. “É muito importante para os alunos se sentirem inseridos dentro da pesquisa, que é uma novidade para muitos que chegam em um curso de pós-graduação.”

Sobre o Conpog

O Congresso de Pós-Graduação do IFSP é um evento científico multidisciplinar promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP e tem por objetivo primordial o compartilhamento de experiências acadêmicas entre pesquisadores, docentes e discentes vinculados à pós-graduação.

Trata-se de uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências empreendidas no âmbito da pós-graduação lato e stricto sensu permitindo o enriquecimento do saber acadêmico. Podem submeter trabalhos científicos os docentes, discentes e egressos dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFSP e de outras instituições de ensino.

Além das apresentações de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos em nível de pós-graduação do IFSP e de outras Instituições de ensino, o congresso contará com um painel específico para a divulgação de trabalhos com foco na geração de produtos, serviços ou soluções. Outra novidade será o painel voltado para os trabalhos em nível stricto sensu, resultados de teses ou dissertações desenvolvidos por servidores do IFSP que estiveram em qualificação.