Estudante do Campus Bragança Paulista conquista o 1º lugar em Ciências Humanas na Febrace 2024

Criado: Quarta, 27 de Março de 2024, 11h47

Franciele prearoFranciele de Souza Meira, estudante do 3º ano do curso Técnico em Informática, foi premiada com a medalha de ouro na categoria de Ciências Humanas na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Realizada entre os dias 18 e 22 de março, na Universidade de São Paulo (USP), a Febrace contou com a exposição de 226 projetos finalistas, desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados e do Distrito Federal.

Sob a orientação do Prof. Dr. Rafael Prearo Lima, e com o suporte do CNPq, Franciele se dedicou ao estudo do percurso histórico das palavras "negro" e "preto" em dicionários de língua portuguesa publicados entre os séculos XVIII e XXI. Entre os achados, a estudante constatou como as definições presentes nos dicionários analisados refletem um viés racista, remanescente da época escravagista no Brasil. Sua pesquisa revela a importância de refletir de forma crítica sobre a linguagem e sua relação com as estruturas sociais.

A inspiração para o projeto veio a partir do interesse de Franciele pelas disciplinas de História e Sociologia, principalmente nos temas voltados às questões raciais. E a dedicação valeu a pena! “Participar da Febrace foi sensacional! Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, de diferentes partes do Brasil, e ver muitos projetos excelentes. Conseguir ganhar em primeiro lugar em Ciências Humanas é indescritível, ainda mais sabendo o quanto a Febrace é uma feira grande e de peso!”, conta a estudante.

Confira a apresentação do projeto em: ttps://virtual.febrace.org.br/2024/HUM/4172

Veja também: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/4325-estudantes-do-ifsp-sao-premiados-na-febrace-2024

premiacao febrace braganca                    Medalha febrace Franciele 2024