Avaliação da aprendizagem: saberes e processos

Criado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 15h16

Modalidade: Curso de Extensão EaD

Docentes: Profa. Dra. Andréia Silva Abbiati; Prof. Dr. Jean Douglas Zeferino Rodrigues; Profa. Dra. Luana Ferrarotto e Profa. Dra. Marta Fernandes Garcia

Carga horária: 60 horas

Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao

O curso toma a escola como objeto de estudo a partir da organização do trabalho pedagógico e, ao mesmo tempo, discute a função ideológica da escola e dos processos de avaliação em relação à sociedade contemporânea. O nível da avaliação da aprendizagem em sala de aula é debatido neste primeiro módulo do curso, já os demais níveis serão abordados no segundo módulo. Em ambos, são discutidas novas abordagens para o trabalho pedagógico que permitam visualizar e desenvolver práticas avaliativas amparadas na emancipação humana e da qualidade social da educação.

Objetivo Geral: Refletir sobre a avaliação educacional, de modo a estabelecer relações entre ela e a organização do trabalho pedagógico da escola em nossa sociedade.

Objetivos específicos:

• Compreender a relação entre a sociabilidade burguesa e a função social da escola;
  • Analisar a função social e a organização do trabalho pedagógico da escola e sua relação com os processos de avaliação;
  • Refletir sobre avaliação formal e informal e os possíveis impactos desta na primeira;
  • Conhecer as características das avaliações diagnóstica, formativa e somativa;
  • Construir e desenvolver formas alternativas de processos de avaliação da aprendizagem.

Público-alvo: Professores/as da educação básica

Pré-requisito: Estar lecionando na educação básica

Conteúdo Programático:

1 - A educação e as relações sociais no capitalismo - 10h
A educação e os processos de produção e reprodução do capital
As características da escola conservadora

2 - A Organização do Trabalho Pedagógico - 15h
O que é a organização do trabalho pedagógico
Os pares dialéticos: objetivo/avaliação e conteúdo/método
Avaliação formal e informal

3 - Avaliação da aprendizagem: concepções e características - 30h
Avaliações: diagnóstica, formativa, somativa, referência normativa e criteriada
Portfólio
Autoavaliação

4 - Avaliação externa em larga escala: considerações iniciais - 5h
Avaliação externa: características e finalidades

Metodologia e Avaliação:

Este curso destina-se aos estudos da avaliação da aprendizagem em sala de aula. As aulas serão online, via plataforma Moodle, a partir de encontros síncronos e assíncronos. Serão conduzidas por meio da abordagem da sala de aula invertida, bem como a partir de aulas expositivas e dialogadas, estimulando constantemente o debate e as reflexões individuais e coletivas. Buscar-se-á, a todo momento, utilizar os pressupostos teóricos como subsídios para as manifestações cotidianas do trabalho pedagógico e da avaliação educacional, além da utilização de vídeos, músicas e outros elementos mediadores para a reflexão.

As atividades individuais e em grupo serão desenvolvidas em ferramentas digitais que possibilitem aos estudantes expressarem suas reflexões, concepções e entendimentos referentes aos assuntos abordados no curso.

Critérios de avaliação:

• Entrega das atividades no prazo estabelecido;
  • Utilização do referencial teórico do curso na realização das atividades;
  • Estabelecimento de relações entre o cotidiano escolar e o referencial teórico do curso (teoria e prática);
  • Consideração dos feedbacks dos docentes para reelaboração das atividades;
  • Atendimento às normas da ABNT;
  • Frequência: presença nos encontros síncronos e entrega das atividades;
  • 75% de frequência e média 6,0.