Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão > Extensão > Formação de professores/as: diversidade e diferença em pauta
Incio do contedo da pgina

Formação de professores/as: diversidade e diferença em pauta

Criado: Segunda, 15 de Mai de 2017, 14h53

Projeto de Extensão - 2017

Coordenador: Jean Douglas Zeferino Rodrigues

Bolsista: Luiz Aureliano de Oliveira Junior

 

A análise da organização do trabalho pedagógico e das relações que ocorrem cotidianamente no espaço escolar só pode ser realizada a partir de um olhar para além dos muros da instituição, abrangendo os processos históricos e culturais que configuram a sociedade. Se temos a predominância de ações homogeneizadoras em nossa sociedade, em que a diferença é transformada em desigualdade, temos uma escola na qual as relações primam pelo alcance do que se estabelece como padrão. Com o intuito de contribuir com a construção de uma sociedade mais solidária, democrática e antirracista, propomos a realização de ciclos de diálogo envolvendo professores/as, por entendermos a escola como espaço privilegiado para a reflexão das imagens que se constroem em nossas vivencias históricas, culturais e sociais. A escola é, ainda, “o espaço das possibilidades de transformação do estabelecido, das diferentes territorialidades que são criadas pelos sujeitos enquanto vivem e se relacionam” (CAPELO, 2003, p. 116).

Assim, entre as diversas temáticas que nos circundam, escolhemos iniciar os diálogos envolvendo: relações étnico-raciais na escola; gênero e sexualidade na escola; escola regular e crianças com deficiência; avaliação educacional: padronização ou formação humana? A proposta articula o tripé (ensino, pesquisa e extensão) e tem como objetivo disponibilizar ferramentas educacionais para docentes e discentes em processo de formação. As oficinas serão ministradas para a comunidade interna e externa ao IFSP do campus de Bragança Paulista, preferencialmente profissionais da área da educação atuando ou em processo de formação.

 

Objetivos

  • Articular as vivências dos participantes, relatadas durante os diálogos, com as discussões teóricas propostas durante os encontros.
  • Problematizar situações do cotidiano escolar de modo a romper com concepções padronizadas e homogeneizantes de escola e educação.
  • Contribuir para a formação inicial e continuada de professores e futuros professores em uma perspectiva crítica e plural.

 

Público-alvo: estudantes de cursos de licenciatura, professores da educação Básica da rede municipal, estadual e federal de Bragança Paulista, demais interessados na temática.

 

Atividades propostas

Com encontros quinzenais, os ciclos de discussão e reflexão serão realizados considerando a seguinte estrutura:

  1. palestra com especialista nos temas que serão abordados;
  2. roda de conversa entre os participantes da comunidade interna e externa aprofundando as discussões levantas durante a palestra;
  3. análise de textos/vídeos/imagens que retratem o tema em debate.

Ao finalizar os encontros envolvendo as quatro temáticas, será realizado uma atividade de encerramento com a exposição de fotos e materiais produzidos durante os ciclos, além da possibilidade de uma apresentação artística.

 

Como participar:

Inscrições:

registrado em:
Fim do contedo da pgina