Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Biologia Molecular e Microbiologia

Criado: Terça, 13 de Junho de 2023, 18h37

Modalidade: Curso de Extensão Presencial

Carga horária: 48 horas

Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao

O presente curso tem por objetivo aprofundar o conhecimento das pessoas sobre conteúdos de biologia molecular e microbiologia.

Desmistificar as ações dos microrganismos, bem como alertar a utilização de antimicrobianos em demasia pela comunidade, mostrando os riscos à saúde pública com relação à resistência aos antibióticos.

Desenvolver a capacidade de interpretação de problemas relacionados a essa temática. Motivar os estudantes em relação à importância da compreensão do conteúdo para ingresso em uma universidade e para o cotidiano.

Por fim, mostrar um pouco da área biomédica para quem tem interesse em seguir nessa área tão importante.

Além de que, esse assunto se torna de extrema importância nos dias de hoje, visto que acabamos de passar por uma pandemia, e assuntos como saúde pública, automedicação, resistência de microrganismos, sistema imunológico, relação entre hospedeiro e agente agressor, entre outros, estavam e continuam muito em alta.

Espera-se que ao final do curso o aluno desenvolva um senso crítico com relação a automedicação, ao uso desenfreado de antibióticos e que saiba um pouco mais sobre a biologia da célula, para que alunos que tenham interesse em seguir na área da saúde tenham um primeiro contato com uma matéria comum em todos os cursos da saúde.

Objetivo geral: Mostrar aos participantes do curso princípios básicos de microbiologia e biologia molecular voltados ao contexto de saúde pública.

Objetivos específicos:

• Falar a respeito da fisiologia bacteriana.
  • Diferenciar bactérias gram negativas de gram positivas.
  • Entender como essas bactérias entram no organismo humano.
  • Entender como o sistema imunológico atua nessa infecção.
  • Entender como o antibiótico mata essa bactéria, e como ela se torna resistente.
  • Mostrar mecanismos que ela ela usa para fazer obter resistência.
  • Entender como funciona a genética bacteriana.
  • Falar sobre a disseminação de resistência ao antibiótico às demais bactérias.
  • Entender mecanismos de patogenicidade.
  • Mostrar as principais doenças causadas.
  • Saber quais técnicas são utilizadas no ambiente de laboratório e por fim correlacionar todos esses assuntos.

Público Alvo: Público externo em geral e estudantes do ensino médio. Idade mínima de 14 anos, sem máxima de idade.

Pré-requisitos: Ensino Fundamental Completo

Conteúdo Programático:

• Apresentação do conteúdo, discussão e apresentação da turma
  • Taxonomia e fisiologia de microrganismos
  • Bactérias Gram negativas e Gram positivas
  • Fisiologia humana
  • Mutações e ciclo celular
  • Barreiras naturais do corpo e sistema imunológico
  • Mecanismo de ação antimicrobiano
  • Mecanismos de resistência bacteriana
  • Interação microrganismo e hospedeiro
  • Genética bacteriana e introdução a biologia molecular