Página inicial > Últimas Notícias > Projetos de estudantes do IFSP-BRA são premiados na Febrace

Projetos de estudantes do IFSP-BRA são premiados na Febrace

Criado: Terça, 29 de Março de 2022, 18h17

Mais uma vez, projetos de alunos do IFSP foram destaque em uma das maiores feiras de ciências do Brasil. Na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que aconteceu entre os dias 14 e 26 de março, o Instituto teve cinco projetos, de três câmpus, premiados: Campinas (3), Bragança Paulista (1) e Jundiaí (1). No total, foram apresentados 497 projetos científicos, desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil.

As estudantes Évelin Ferreira da Silva, Giovana Lopes de Oliveira, Martyna Ferreira Borges, do Câmpus Bragança, conquistaram o Prêmio Marília Chaves Peixoto, do PoliGen — Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP, com o projeto Blood Adventure: aprendendo a salvar vidas (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações), orientadas pela professora Talita de Paula Cypriano de Souza.

Confira outros projetos premiados:

1º Lugar em Engenharia

Monitoramento remoto de dosador automatizado de álcool gel para uso hospitalar (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações).

Equipe: Arthur Henrique Dias Amaral Milanezi , Rodrigo do Nascimento Henrique, Daniel Massuo Scafi Pereira, Francisco Pereira Júnior (Orientador), João Alexandre Bortoloti (coorientador).

O dispositivo permite a higienização das mãos do usuário sem o contato com possíveis pontos de infecção. Atualmente o equipamento está em operação no Hospital de Clínicas da Unicamp no setor hospitalar.

2º Lugar em Engenharia

Dispositivo microcontrolado para cálculo de áreas irregulares utilizando o Método de Gauss (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações).

Equipe: Gustavo Guimarães de Carvalho, Paulo Sérgio Neves Regatieri, Paulo Cesar Murata Filho, Edson Anicio Duarte (orientador), João Alexandre Bortoloti (coorientador).

Esse projeto já havia sido premiado no final de 2021, na conclusão do curso de tecnologia “Codificação e Programação”, ofertado por meio do programa Samsung Inovation Campus.

Célula 3D com Tecnologia RFID aplicada ao ensino médio - Fase 2 (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações).

Equipe: Endriely Peres Fernandes, Camila dos Santos Oliveira, Noah Serrati Moreno, Edson Anicio Duarte (orientador), João Alexandre Bortoloti (coorientador).

Esse projeto conquistou o Prêmio Manual do Mundo e credenciais para VII edição da FEBIC — Feira Brasileira de Iniciação Científica, que acontecerá no formato híbrido, com etapa virtual de 18 a 30 de julho, e presencial de 07 a 11 de novembro de 2022, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Campus Jundiaí

DiCHOM - dispositivo controlador de horários e organizador de medicamentos (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações)

O projeto desenvolvido pelo estudante egresso André Fabris de Moraes e pelos professores Felipe Costa Abreu Lopes (orientador) e Adolfo Gabriel Franco (coorientador) conquistou o 3º lugar na área de Engenharia.

Sobre a Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Desde 2003, a Feira realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.

Todos os anos a Febrace mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

O IFSP teve, no total, 20 projetos finalistas nesta edição da Febrace. Acesse aqui as listas de finalistas e premiados na feira.