Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Congresso dos Estudantes do IFSP reúne 150 estudantes em Avaré
Incio do contedo da pgina

I Congresso dos Estudantes do IFSP reúne 150 estudantes em Avaré

Criado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 13h23

O Câmpus Avaré recebeu o I Congresso dos Estudantes do IFSP. O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de maio, e contou com a presença de aproximadamente 150 estudantes, sendo 64 delegados eleitos, que representaram 31 câmpus das diversas regiões do estado. Além dos alunos, a abertura do evento teve a participação do reitor, Silmário Batista dos Santos, do diretor da Diretoria de Assuntos Estudantis, Vitor Marçulli, e do diretor do câmpus, Sebastião Francelino da Cruz.

As principais deliberações do Congresso foram a fundação do Diretório Central dos Estudantes do IFSP e a Carta de Avaré, documento que sintetiza os debates sobre políticas de ingresso e permanência, como as cotas, e de subsídios para a alimentação estudantil, bem como avalia o cenário atual do IFSP, diante de um novo corte de verbas da Rede Federal e a eleição de uma diretoria de fundação. Ela será responsável por conduzir a entidade por seis meses até a primeira eleição do DCE. 

Para o estudante João Gabriel, representante do Câmpus São Paulo, o encontro foi uma grande vitória do movimento estudantil. “Organizar os estudantes dos 37 câmpus em um estado como São Paulo é um desafio que só pode ser alcançado com uma ferramenta estadual de representação, organização e luta.”

O DCE é uma ferramenta de organização tradicional das universidades, organizando estudantes de graduação. O IFSP, porém, é uma exceção, pois reúne universitários e secundaristas. Por isso, considerando experiências anteriores de outros IFs do Brasil, o congresso deliberou a representatividade do DCE aos estudantes universitários com o compromisso de desenvolver nos diversos câmpus da rede o apoio às lutas secundaristas, como fundação de grêmios em câmpus, combate ao assédio, ingresso por análise de currículo e horários das turmas e currículo do integrado que considerem os estudantes trabalhadores.

O estatuto do Diretório Central dos Estudantes foi pautado na plenária final do Congresso, a partir das discussões dos destaques encaminhados pelos estudantes. O texto foi aprovado por aclamação, e iniciada a sua formação.

Sabrina Ferreira Santos, estudante de Pedagogia do Câmpus Boituva, foi eleita presidente da diretoria de fundação do DCE, e Lais do Vale Oliveira, do curso de Licenciatura de Letras do Campus Avaré, é a vice-presidente.

“O DCE é uma grande vitória dos estudantes. A pandemia desarticulou muitos grêmios e CAs, mas no IFSP, além de voltarmos presencialmente com diversas mobilizações e assembleias, demos passos históricos, fundando uma entidade capaz de unificar as lutas de estudantes de 37 câmpus distribuídos no estado inteiro”, celebra Sabrina, presidente da Comissão Fundadora do DCE.

A comissão fundadora ainda está fechando as pastas que irão compor a gestão até as primeiras eleições do DCE. Segundo o estatuto, o prazo é de seis meses até ocorrer a primeira eleição. “Daqui até lá, temos um trabalho importante para desenvolver no dia a dia de cada câmpus, rearticulando CAs, apoiando fundação de grêmios e organizando o movimento estudantil no IFSP”, planeja Sabrina.

O Congresso organizou mesas para discursões dos seguintes temas institucionais:

 

Mesa de Cotas e Políticas de Acesso

Na mesa de "Cotas e Políticas de Acesso", as contribuições dos componentes da mesa expandiram a percepção de quais políticas de acesso temos, e as intervenções estudantis apontaram a urgência de outras. “Por isso, fica evidente que, quando se trata de políticas de acesso ao IFSP, não podemos dar nenhum passo para trás, pois ainda temos um caminho a percorrer”, afirma Vitor Marçulli, diretor de Assuntos Estudantis da Reitoria.

Os estudantes manifestaram apoio ao congresso, no sentido de ampliar o acesso às turmas do IFSP. Exemplo disso é a reinvindicação da implementação das cotas trans, pela garantia da Lei de Cotas (12.711/12). Também ratificaram o compromisso de engrossar a defesa por uma permanência estudantil que de fato possa atender ao corpo discente da Instituição. Os estudantes lembraram o exemplo da UFF, que adotou um programa de acesso e permanência comum no qual os estudantes cotistas automaticamente recebem auxílio de permanência estudantil, e reivindicaram que o IFSP estude a viabilização de ações como a desse exemplo. Segundo os estudantes, não basta possibilitar a entrada, mas sim dar condições que garantam a permanência. Muitas vezes, o estudante não consegue estar na sua sala de aula porque necessita de dois ou três empregos para se alimentar, pagar aluguel e suas contas básicas. 

“O que nós queremos é nos lambuzar, poder entrar no IFSP, fazer pesquisa, fazer extensão, construir projetos de ensino e verdadeiramente utilizar tudo o que o Instituto Federal pode oferecer aos seus estudantes. Queremos garantir o justo!”
Sabrina Ferreira

 

Mesa de Permanência Estudantil

A mesa proporcionou o debate acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil — PNAES e sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar — PNAE.

Foi enfatizada a importância da participação dos discentes na discussão dos documentos institucionais, tais como as Resoluções nº 41 e 42/2015 do IFSP, que versam sobre aos auxílios que podem ser concedidos aos estudantes. No debate foi destacado a necessidade de rever os valores pagos em relação ao auxílio moradia, em virtude das mudanças ocorridas na Economia do país, que precisa ser ampliado, assim como o Auxílio Creche, cada vez mais demandado pelos Estudantes.

Em relação à Alimentação Escolar, o debate contribuiu no sentido de pensar o pleno atendimento dos estudantes, não só o da Educação Básica, mas também os estudantes dos cursos superiores.  Ficou compreendido também que cada câmpus possui a sua realidade; dessa maneira, o atendimento à Alimentação se daria de vários modos, por isso a necessidade de se elaborar uma proposta para a política de alimentação e educação estudantil.

Foi elaborada pelo Comitê de Alimentação Escolar da Reitoria uma proposta para o desenvolvimento da política que deve ser apresentada à Comunidade Acadêmica nos próximos meses.

“O I Congresso dos Estudantes é um marco para o IFSP, foi concebido para propiciar a participação efetiva dos discentes em temas tão caros à Instituição, tais como a permanência estudantil.
Vitor Marçulli, Diretor de Assuntos Estudantis da Reitoria

 

Organização

A Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSP realizou no ano de 2021 inúmeras reuniões com estudantes e representações estudantis; a partir dessas atividades, os estudantes solicitaram o apoio da Reitoria no sentido de apoiar a realização de um congresso pensado e elaborado pelos estudantes para discutir temas institucionais, tais como políticas de cotas e acesso, assim como a permanência estudantil e também a discussão sobre a criação do Diretório Central dos Estudantes do IFSP. Diante da demanda, foi constituído um grupo de trabalho com a participação de discentes e servidores da Instituição, com a finalidade de desenvolver as ações necessárias para que o Congresso pudesse ocorrer em 2022.

Veja as fotos do evento em nosso Flickr

registrado em:
Fim do contedo da pgina