Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do IFSP-BRA conquista medalha de prata na 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Criado: Terça, 23 de Agosto de 2022, 18h38

ONHB2022 Corujas RevolucaoA equipe “Corujas da Revolução” conquistou a medalha de prata na 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), durante final realizada na Unicamp neste último final de semana. A equipe é formada pelas  estudantes Alessandra Maia da Silva, Alinne Gomes de Souza e Laís Keiko Suthoff Takashi, do 3º ano do Técnico Integrado em Informática do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e foi orientada pelo professor Adriano Henriques Machado.

O IFSP - Câmpus Bragança Paulista participa da Olimpíada há 5 anos, e esta foi sua 2ª medalha consecutiva, tendo conquistado ouro na edição 2021. De acordo com o professor Adriano, neste ano a escola participou com 14 equipes, envolvendo estudantes de todos os anos do Ensino Médio. No câmpus, a olimpíada consolidou-se como um projeto de ensino, contando com um aluno-monitor que auxilia o professor na organização e orientação das equipes.

A ONHB contou com mais de 11,4 mil equipes inscritas e para chegar a final, elas passaram por seis fases on-line, realizadas nos meses de maio e junho, as quais incluíam questões de múltipla escolha e a realização de tarefas. Nesta edição, a Olimpíada convidou seus participantes a refletirem sobre o papel e a importância das mulheres na história brasileira, com destaque para a participação política.

Na final, que voltou a ser presencial após dois anos de formato on-line devido a pandemia de Covid-19, foram reunidas 320 equipes de todos os estados, que disputaram 75 medalhas, entre ouro, prata e bronze. O Estado de São Paulo conquinstou um total de 10 medalhas, ficou na 3ª posição nacional, atrás de Ceará e Pernambuco.

A Olimpíada é organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da Associação Nacional de História (ANPUH).