Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP oferece 120 vagas para cursos de graduação gratuitos em Bragança Paulista
Início do conteúdo da página

IFSP oferece 120 vagas para cursos de graduação gratuitos em Bragança Paulista

Criado: Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 13h19

Os estudantes que participaram da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a uma das 5.520 vagas de graduação oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Todos os 137 cursos oferecidos em 33 unidades distribuídas pelo estado são gratuitos. As inscrições devem ser realizadas entre 22 e 25 de janeiro.  

Página do Sisu

Orientações para matrícula 

O IFSP é o Instituto Federal com a maior oferta de vagas de graduação por meio do Sisu em todo o Brasil. 

Em Bragança Paulista estão disponíveis 120 vagas:

  • Engenharia de Controle e Automação â€“ Noturno â€“ 40 vagas 
  • Licenciatura em Matemática – Matutino – 40 vagas
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Noturno – 40 vagas 

Nesta edição, 33 unidades do IFSP oferecem vagas por meio do Sisu. São eles: Araraquara, Avaré, Barretos, Barretos – Unidade Agrícola, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.  

Para participar da seleção, o candidato não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem. As inscrições devem ser realizadas de 22 a 25 de janeiro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior 

No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso.Quem não for selecionado em nenhuma das opções ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. 

Fique atento às datas! 

  

 

Novidade – Com o objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior, o Sisu 2024 observa a nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no sistema serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.  

Para acompanhar todas as informações sobre as vagas oferecidas pelo IFSP, acesse IFSP 2024.1 - Sisu. 

 

Lista de espera - Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso pelo Sisu, podem manifestar interesse em participar da Lista de espera do Sisu. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu. 

Para fazer isso, basta o portal acessounico.mec.gov.br/sisu até o dia 7 de fevereiro e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da Lista de espera do Sisu. Certifique-se de que sua manifestação foi concluída: ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Diferentemente da chamada regular, na Lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula é feita pelo próprio IFSP. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as próximas convocações na página do campus do curso pelo qual manifestou interesse.

 

Cronograma: 

Inscrição: 22 a 25 de janeiro 
Resultado: 30 31 de janeiro
Matrícula dos selecionados:  2 a 7 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 31 de janeiro a 7 de fevereiro  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página