Página inicial > Últimas Notícias > Participe da 10ª SEMTEC - Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP-BRA

Participe da 10ª SEMTEC - Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP-BRA

Criado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 09h45
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Bragança Paulista realiza de hoje a sexta-feira, 27 de outubro, a 10ª SEMTEC - Semana da Ciência e Tecnologia. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que visa proporcionar à população o contato com conceitos matemáticos, científicos e tecnológicos por meio da realização de diferentes atividades.

Para a cerimônia de abertura do evento, que será realizada hoje, às 19h, no auditório do câmpus, a convidada é a professora Dra. Itala Maria Loffredo D'Ottaviano, que proferirá a palestra "A Matemática está em Tudo - e a Lógica, onde está ela?". A professora Itala é a primeira mulher latino-americana eleita para Académie Internationale de Philosophie des Sciences, é Professora Titular Colaboradora em Lógica e Fundamentos da Matemática do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro fundador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL).

A 10ª SEMTEC incluirá em sua programação a realização de duas Mostras de Matemática, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de apresentar ao público em geral conceitos de matemática e ciência de modo pedagógico e lúdico por meio do emprego de materiais manipuláveis, textos didáticos, jogos, da tecnologia da informação e o recurso à História da Matemática. As mostras serão realizadas na quarta-feira, dia 25, no câmpus do IFSP-BRA, e na sexta-feira, dia 27, na praça Coronel Olimpio Gonçalves dos Reis, no centro de Socorro.

Além das oficinas, minicursos, palestras, desafios, visitas técnicas, simulado, exibição de filmes e outras atividades, também compõem a programação da Semana, a 2ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão; e o Encontro de Pesquisadores do IFSP-BRA. A programação completa da 10ª SEMTEC está disponível em http://bra.ifsp.edu.br/semtec/.

Paralelamente, o Câmpus Bragança Paulista também está realizando, nos dias 25 e 26 de outubro, o 7º CONCISTEC - Congresso Científico da Semana Nacional de Tecnologia, cuja programação está disponível em http://bra.ifsp.edu.br/eventos/index.php/concistec/concistec17.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

A Matemática foi escolhida como tema da SNCT 2017, pois dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos. Em 2017, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

A pesquisa matemática no Brasil teve grande impulso com o Matemático mineiro Jacob Palis, por isso, a SNCT de 2017 vai homenageá-lo, vamos conhecer um pouco de sua vida e de sua história. Hoje o nosso país tem uma grande instituição de referência internacional, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro, com um papel vanguarda no Brasil e na América Latina, tanto pela excelência da sua pesquisa, como pelo seu papel na formação de jovens cientistas e na difusão da Matemática.