Processo seletivo para cursos técnicos 2021/2: perguntas frequentes

Criado: Terça, 25 de Mai de 2021, 10h46
  • Em que site eu faço a inscrição?

Para realizar a inscrição, você deve acessar o site https://processoseletivo.ifsp.edu.br/, mas todas as informações sobre o processo seletivo (vagas, datas, listas de chamadas e convocações) estão no edital disponível neste link.

• O que eu preciso ter para fazer a inscrição?

Você deve estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou ter terminado o Ensino Médio e ter o seu Histórico Escolar do Ensino Fundamental (9º ano/8ª série) digitalizado em seu computador.

• Até quando posso fazer as inscrições?

As inscrições começaram no dia 21/05 e irão até o dia 29/06/2021, mas não deixe para o último dia.

• Não consigo fazer minha inscrição. O que devo fazer?

As informações do Processo Seletivo estão disponíveis neste link e veja o vídeo que preparamos para te ajudar.

• Quais cursos estão sendo ofertados?

Para conhecer os cursos ofertados neste Edital, acesse o Anexo III.

• Perdi meu acesso no sistema, como devo proceder?

Você deve acessar o Tutorial e fazer os procedimentos para recuperação de acesso ao sistema.

• Os cursos são presenciais ou à distância?

Os cursos ofertados neste Edital são presenciais. Neste momento, devido a situação da pandemia, estão à distância. Porém, assim que autorizado pelo governo, voltam ao formato normal: presencial.

• Gostaria de ter mais informações sobre o curso Técnico em Mecatrônica.

Para conhecer mais detalhes deste curso, acesse esta página.

• Sei que no câmpus Bragança Paulista existem outros cursos, mas eles não aparece.

Os cursos ofertados neste semestre são o que consta no Edital e estão disponibilizados no Anexo III. Outros cursos técnicos são ofertados exclusivamente para ingresso no 1º semestre letivo

• Como faço para preencher os anexos?

Os anexos estão disponíveis separadamente no fim do artigo deste link. Você deve imprimir os mesmos para preencher e assinar se forem informações preenchidas por você e assinados pela escola, caso seja ela que preencher.

• A minha nota não é por números, o que devo fazer?

Você deve consultar o ANEXO I (página 13) do Edital nº 217/2021 e fazer a conversão corretamente.

• Estudo no SESI. É escola pública?

Não. De acordo com o Edital Nº 217/2021, o SESI não é escola pública. Veja o item 5.6 do Edital: “As escolas do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac) não pertencem à Rede Pública de Ensino. Portanto, candidatos que tenham cursado o ensino fundamental nessas instituições não têm direito às vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012”.

• Fiz minha inscrição e não sei se está correta. O que devo fazer?

No dia 05/07/2020 você deve entrar no Portal do Candidato e verificar se sua inscrição foi deferida ou não. Deferida significa aceita.

Caso esteja indeferida (não aceita), você terá do dia 06 a 08/07/2021 para arrumar sua inscrição no Portal através do botão RECURSO.

• Que notas devo colocar?

As notas devem ser obrigatoriamente as do 9º ANO (antiga 8ª série).

• Que horário são as aulas?

No Câmpus Bragança Paulista, as aulas do período vespertino vão das 14h20 às 17h50 e as aulas do período noturno, das 19h às 22h40.