Página inicial > Artigo > Uncategorised > Tutoriais para inscrição nos auxílios da Política de Assistência Estudantil - PAP

Criado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 16h20

O Programa de Auxílio Permanência (PAP) tem como objetivo principal viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de retenção e de evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

Tutorial em PDF

Por meio do PAP, são destinadas verbas para: Auxílios Alimentação, Transporte e Moradia, Apoio a estudantes pais e mães (Auxílio creche) Auxílio Saúde e Apoio didático-pedagógico.

Confira o passo a passo de como se inscrever:

Primeiro acesso ao Suap
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
Primeiro acesso ao Suap

1º passo: Preenchimento da caracterização Sócioeconômica:

2º passo: Preenchimento do Detalhamento, moradia, auxílios e composição familiar

3º passo: envio da documentação comprobatória

Esclarecimentos sobre a documentação de renda

Caro estudante, se você tem dúvidas sobre a documentação de renda a ser entregue para a inscrição no Programa de Auxílio Permanência, fique atento às seguintes informações:

Para que o processo de análise do Auxílio Permanência ocorra dentro dos prazos previstos é obrigatório envio de documentos atualizados e legíveis, do estudante e de seus familiares.

Vejamos alguns exemplos de situações de renda mais comuns e a documentação necessária:

Se você e seus familiares estão empregados, basta enviar um comprovante atualizado dos contracheques de todos.

Já nos casos onde o estudante ou um familiar esteja desempregado e, portanto, sem renda, é necessário enviar cópias das seguintes páginas da carteira de trabalho:

• folhas de identificação (página onde consta a foto e a qualificação civil);

• última anotação de contrato de trabalho (se houver);
  • e a página seguinte em branco, além de enviar o anexo referente à declaração sem renda.

Para as situações nas quais o desemprego é recente e o membro da família esteja recebendo Seguro Desemprego Ã© obrigatório o envio do termo de rescisão do último contrato de trabalho ou o comprovante de recebimento de respectivas parcelas do seguro desemprego.

Nos casos dos trabalhadores informais, é necessário o envio das páginas que acabamos de mencionar da carteira de trabalho e o preenchimento de declaração onde conste o valor médio de rendimentos por mês.

Se você é maior de 18 anos e não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), deverá preencher a declaração sem renda e informar que não possui o documento.

Aos trabalhadores autônomos, é necessário enviar um comprovante recente de pro labore ou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), além da guia de recolhimento ao INSS do mês anterior à abertura do edital, ou a declaração de autônomo (caso seja exigido no edital de seu câmpus).

Aposentados devem enviar o extrato atualizado do pagamento do benefício.

Pensionistas devem apresentar um comprovante atualizado de pagamento de pensão por morte.

Outra situação muito comum são os estagiários. Nesse caso, você deverá enviar uma declaração da empresa onde conste o valor da remuneração ou a cópia do contrato onde essa informação esteja atualizada.

Aos estudantes cujas famílias participam de programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Família, por exemplo, solicitamos que faça o envio do extrato mais recente.

Para os casos de pessoas com deficiência ou/e idosos, é necessário o envio do comprovante do benefício recebido.

Para os casos de pensão alimentícia formal, é necessário o envio de um comprovante atualizado dos valores recebidos.

No caso de pensão alimentícia informal, deve-se apresentar uma declaração atestando os valores recebidos.

Caso a família tenha rendimentos extras (aluguel, por exemplo) deverá apresentar um comprovante ou declaração informando os valores atualizados.

Por fim, caso a sua situação de renda não tenha sido mencionada aqui, orientamos que entre em contato com a coordenadoria sociopedagógica do seu câmpus.