Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP oferece 2.410 vagas para cursos técnicos no 2º semestre de 2024

Criado: Quinta, 04 de Abril de 2024, 14h50

Entre os dias 08 de abril e 05 de maio estarão abertas as inscrições para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio do IFSP para o segundo semestre de 2024. Neste edital, podem se inscrever estudantes que estão cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio e também aqueles que já o concluíram, não importa há quanto tempo.

Página do processo seletivo

Em Bragança Paulista, são 80 vagas para o curso Técnico em Mecatrônica, sendo 40 para o período vespertino e 40 para o período noturno. Para saber mais sobre o curso, acesse este link.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site https://processoseletivo.ifsp.edu.br. No formulário de inscrição, é obrigatório informar o CPF do próprio candidato.

Para realizar a prova, é necessário pagar a taxa de inscrição de R$ 20 por meio de Pix, cartão de crédito ou GRU.

 

Isenção do pagamento

Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos: possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa e ter estudado do 1º ao 9º ano ou da 1ª à 8ª série do ensino fundamental integralmente em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. O pedido de isenção deve ser realizado entre os dias 08 e 14 de abril. 

Caso o pedido de isenção seja aceito, a inscrição será automaticamente efetivada, sem a necessidade de pagamento. Caso negado, o candidato deverá pagar a inscrição até o dia 06 de maio de 2024 para realizar a prova.

 

Vagas

As 2.410 vagas estão distribuídas pelos seguintes campi do IFSP, espalhados pelo estado de São Paulo: Araraquara, Bauru*, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente*, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Tupã. 

Os cursos são em sua maioria presenciais, mas também há vagas para cursos na modalidade a distância, em Boituva, Salto, São João da Boa Vista. Confira os detalhes (vagas por curso, horários e duração) na oferta dos campi dos municípios de seu interesse.

Veja no edital todos os cursos disponíveis (leia com atenção o documento do edital, anexos e erratas, bem como esteja atento ao calendário, documentos necessários e atualizações do processo)

Confira a playlist do Edital nº. 19/2024 em Libras

 

Concomitante e subsequente

Neste processo seletivo, estão disponíveis os cursos técnicos nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio. 

Os cursos concomitantes são voltados para aqueles que estão cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio e desejam fazer apenas o curso técnico no IFSP. 

Já os cursos subsequentes são destinados àqueles que já concluíram o ensino médio. Não importa se você acabou os estudos há pouco ou há muito tempo. Não há limite de idade para estudar no IFSP! 

Lembrando que os cursos técnicos integrados ao ensino médio (modalidade na qual o estudante cursa o ensino médio e também o técnico no IFSP) são oferecidos por meio de edital publicado no segundo semestre. Nessa modalidade, as aulas se iniciam sempre no começo do ano. 

 

Prova

As provas serão realizadas no dia 16 de junho de 2024, na mesma cidade ou município da mesma região do campus escolhido na inscrição, e terá duração de três horas.

O horário e o local da prova serão divulgados no dia 13 de junho de 2024, após as 20h, no Portal de Processos Seletivos do IFSP: https://processoseletivo.ifsp.edu.br/cursos-tecnicos-2024-2 .

A prova será constituída por 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. As questões contemplarão conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática de acordo com conteúdos trabalhados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Acompanhe o cronograma e outros documentos também em https://ifsp.edu.br/ps2024cs-2.

 

Atualizações da notícia e avisos aos candidatos

O número de vagas aumentou para 2.410 ao total, com a abertura de novas vagas nos Campi Bauru e Presidente Prudente, conformes a Errata n.º 02 do Edital IFSP Nº 19/2024 e a Errata n.º 03 do Edital IFSP Nº 19/2024  (sobre o mapa de vagas) publicadas em 10/04/2024, às 14h38. novo

Candidatos que já haviam se inscrito até 10/04* para o Curso Técnico Concomitante / Subsequente ao Ensino Médio em Automação Industrial, Campus Boituva, devem seguir as orientações da Errata n.º 01 do Edital IFSP Nº 19/2024 e conferir a Errata n.º 03 do Edital IFSP Nº 19/2024 (sobre o mapa de vagas) publicadas em 10/04/2024,  às 14h38, devido ao cancelamento da oferta desta oferta. novo

Candidato interessado ou já inscrito para o Curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, do Campus São Paulo deve conferir a Errata n.º 04 do Edital IFSP Nº 19/2024, publicada em 10/04/2024 às 14h38, pois o pré-requisito é ter 18 anos completos no ato da matrícula.  novo

Candidato interessado ou já inscrito para o Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, do Campus Boituva, confira a Errata n.º 05 do Edital IFSP Nº 19/2024 , publicada em 10/04/2024 às 16h50, pois a duração do curso é de duração – 4 semestres. novo

registrado em:
Fim do conteúdo da página