Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o Laboratório IFMaker e entre no mundo do “faça você mesmo”!
Incio do contedo da pgina

Conheça o Laboratório IFMaker e entre no mundo do “faça você mesmo”!

Criado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 13h52

O Câmpus Bragança Paulista inaugurou o Laboratório IFMaker, um laboratório aberto de prototipagem mecânica e eletrônica. O Laboratório Maker é um espaço de inovação e criatividade, onde o conhecimento é construído de forma colaborativa. Possui como premissa o conceito de “faça você mesmo”, que estimula os estudantes, servidores e comunidade externa a resolverem problemas construindo, consertando, modificando e reaproveitando os mais diversos materiais e objetos para a montagem de protótipos com suas próprias mãos, usando como auxílio as ferramentas e equipamentos disponíveis em suas dependências. O laboratório faz parte da Rede IFMaker do IFSP, aberto a toda a comunidade de estudantes da região bragantina que oferece um ambiente de aprendizagem "mão na massa", desenvolvendo nos estudantes a capacidade de resolver problemas a partir de soluções inovadoras e criativas.

O laboratório possui uma infraestrutura muito abrangente aberta a toda comunidade interna e externa do IFSP: escolas do primeiro e segundo grau, estudantes no geral, entusiastas do movimento maker, novos empreendedores ou qualquer pessoa interessada ou curiosa. O laboratório possui expertises nas áreas de prototipagem de objetos utilizando CNC, soldagem em eletrônica e mecânica, fabricação de PCI’s, impressão de objetos 3D, gravação a laser, preenchimento a laser, corte a laser e programação e montagem de protótipos com Arduíno. Para isso, conta com impressora 3D, cortadora laser, multímetro, osciloscópio, prensa térmica, prototipadora de PCI, CNC, kits Arduino, entre outros equipamentos.

 

Horário de funcionamento:

  • Para alunos e servidores: de segunda-feira a sexta-feira das 13h30min às 17h ou das 19h às 22h30min.
  • Para público externo: somente terça-feira e quinta-feira 13h30min às 17h ou das 19h às 22h30min.



Para conhecer mais sobre as possibilidades e regras de utilização do Lab IFMaker, acesse o site bra.ifsp.edu.br/labifmaker e agende uma visita.

registrado em:
Fim do contedo da pgina