Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Processos Seletivos - Graduação
Incio do contedo da pgina

Processo Seletivo Graduação

 

Há diferentes formas de acesso aos cursos do Instituto Federal de São Paulo, que variam de acordo com o nível e modalidade de ensino. Em cada caso, são divulgados Editais dos Processos Seletivos, com o número de vagas, por curso e turno, e os requisitos de acesso. O candidato deve se inscrever seguindo as orientações, local e datas definidos por estes editais.

Cadastre-se para receber informações

Para os cursos de Graduação (Tecnologias e Licenciaturas), o IFSP adota um sistema que utiliza as notas do Enem, seja pelo Sistema Unificado de Seleção (SISU) seja pelo Vestibular Enem IFSP, com notas de anos anteriores. No Vestibular Enem IFSP (adotado no 2º semestre de 2019), na hora de realizar a inscrição o candidato indica qual edição do Enem irá utilizar para concorrer a umas das vagas, podendo assim utilizar a edição em que obteve a nota mais alta*. Para efetivar a matrícula, é necessário ter o Ensino Médio completo. Eventualmente, caso não sejam preenchidas todas as vagas, pode ser realizado um Processo Seletivo Simplificado para Vagas Remanescentes, regido por edital específico divulgado somente após a realização das matrículas dos ingressantes pelo processo seletivo.

No caso dos cursos de Graduação, para aqueles que estudam no IFSP ou em outras instituições, ou que já tenham concluído um curso superior na mesma área do curso desejado, há processos para Reopção de Curso, Transferência Interna, Transferência Externa, e para Portador de diploma de graduação. Para tanto, são divulgados editais específicos, em períodos fixados no Calendário Acadêmico, e as solicitações são analisadas pelo Coordenador do Curso desejado.

Fim do contedo da pgina