Duas equipes ligadas ao IFSP-BRA são semifinalistas no Technovation Girls Brasil
A equipe Blooming Space, de alunas do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Bragança Paulista, é uma das classificadas para a semifinal do Technovation Girls Brasil 2020, competição anual que desafia jovens garotas ao redor do mundo a aprender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas diversos por meio da tecnologia.
A equipe é formada pelas alunas Maria Eduarda Mendes Santos, Melissa Munike da Cruz e Yasmin Ramos Mello Gonçalves, todas do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática, que trabalharam com professor EmÃlio Carlos Rodrigues e mentores de uma empresa apoiadora do evento. Classificaram-se, entre as 11 equipes brasileiras semifinalistas, com o aplicativo Bloomis App, na categoria Sênior.
O aplicativo foi desenvolvido visando a inclusão social dos deficientes, com base na escassa atenção à s limitações causadas pela falta de estrutura acessÃvel. O Bloomis app integra diferentes funcionalidades para diminuir a invisibilidade social dos deficientes, além de trazer matérias e notÃcias sobre eventos, trabalhos voluntários, iniciativas públicas e artigos de opiniões a respeito do assunto, atividades fÃsicas apropriadas para a condição do usuário e uma parte totalmente focada em trazer respostas aos problemas que eles enfrentam. O vÃdeo do projeto está disponÃvel em https://youtu.be/Af6SN5Fod88.
As integrantes do grupo relatam: "Esse projeto trouxe para a equipe muito aprendizado e mais experiência na área que cursamos (Informática). A competição mostrou um potencial que nem nós mesmas sabÃamos que tÃnhamos. Somos muito gratas por termos tido essa oportunidade e agradecemos aos nossos mentores da Oracle (Derik, Luiz e Vitor) que nos instruÃram, nosso professor EmÃlio por ter nos dado todo o suporte que precisamos (mesmo no meio da pandemia), e claro, à professora Talita, por nos incentivar a participar da Technovation desde o nosso primeiro dia como alunas do IF".
Professoras do IFSP-BRA também orientaram semifinalistas do Ensino Fundamental
Além de estimular a participação de estudantes do câmpus na competição, as professoras Talita de Paula Cypriano de Souza e Elisandra Aparecida Alves da Silva também estenderam, por meio do projeto IF(meninas){nas Exatas}, a iniciativa a estudantes da Escola Municipal Profª. Maria Helena Faria Ferraz, em Atibaia, e ali foram mentores de outro grupo classificado para a semifinal, na categoria Junior.
A equipe Girls in charge é formado pelas estudantes Ana Clara Souza Barbosa, Beatriz Squinelo Veloso Braga, Evelyn Nicole Barcic, Liah Moraes de Souza e Maria Paula Barros Navarro Barbosa, todas com dez anos, que desenvolveram o aplicativo World in Words.
O aplicativo foi desenvolvido para cegos e/ou deficientes visuais com o objetivo de auxiliá-los a conhecer os lugares por meio de audiodescrições feitas por voluntários videntes, ampliando a acessibilidade. O aplicativo contém opção de escolha do idioma e o cego ou deficiente visual pode escolher a audiodescrição do local que deseja conhecer, sendo apresentadas as de locais mais próximos a ele ou pelo endereço especificado. Caso não encontre disponÃvel a audiodescrição do local desejado, ele pode sugerir para que voluntários videntes saibam da sua necessidade. O usuário também pode avaliar a audiodescrição acessada. O vÃdeo do projeto está disponÃvel em https://youtu.be/s8AGmND9NpE.
Com informações e imagens enviadas pelos professores EmÃlio Carlos Rodrigues e Elisandra Aparecida Alves da Silva.
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