Atividades ou eventos externos - procedimentos para saÃdas com estudantes
Orientações e procedimentos para eventos externos
Este artigo foi elaborado para orientar os servidores quanto aos procedimentos em eventos que envolvam a saÃda de estudantes do campus, como por exemplo: visitas técnicas, passeios culturais, participação em eventos acadêmicos ou esportivos, competições, olimpÃadas, entre outros.
Quais são os cuidados necessários?
É importante lembrar que, ao acompanhar estudantes do IFSP em eventos externos, os servidores assumem responsabilidade por esses estudantes, tanto no translado de ida e volta quanto no perÃodo de eventual estadia do grupo em outro municÃpio ou instituição. Por isso, alguns cuidados são essenciais:
- Antes do evento, no caso de saÃda com estudantes menores de 18 anos, providencie todas as autorizações dos responsáveis legais, conforme modelo a seguir, identificando eventuais translados, estadias e atividades e a serem realizadas, bem como os dados da instituição ou localidade onde o evento ocorrerá. O servidor acompanhante deve portar as autorizações em todo o perÃodo desde a saÃda até o retorno ao campus.
- Certifique-se de comunicar à Coordenadoria de Apoio ao Ensino sobre o evento, incluindo data, horários de saÃda e retorno, lista dos estudantes participantes, nomes e contatos dos servidores que estarão acompanhando o grupo.
- Certifique-se de ter os contatos de emergência de cada estudante, bem como disponibilizar seu contato aos responsáveis, para eventuais comunicações durante o evento.
- Antes da saÃda, verifique se cada estudante está portando o respectivo documento de identidade, bem como o cartão do SUS ou cartão de plano de saúde particular, quando for o caso.
- Verifique quais estudantes possuem medicamento de uso contÃnuo e, havendo necessidade de uso durante a viagem, oriente os alunos a levarem o receituário médico.
- Realize o cadastro do evento no SUAP (cadastro obrigatório), conforme tutorial abaixo.
- Acompanhe as atividades dos estudantes durante o evento.
Quais modelos de autorização deverão ser preenchidos?
- De modo geral, os servidores podem utilizar o seguinte arquivo como modelo de autorização dos responsáveis:
- Caso necessário, o modelo impresso poderá ser disponibilizado na sala da CAE (sala B317), para que os responsáveis venham efetuar o preenchimento. Para isso, comunicar o setor com relação ao perÃodo de preenchimento, com antecedência.
- Verifique também se a instituição, órgão ou empresa de destino exige algum tipo de formulário de autorização especÃfico ou complementar.
Como cadastrar o evento no SUAP?
- Ao acessar o SUAP, selecione no menu à esquerda a opção Comunicação Social - Eventos;
- No canto superior direito, clique em "Adicionar evento";
- Preencher as seções: Dados Gerais, Local e Data, Coordenação e Organização, Classificação, Financeiro (quando for o caso);
- Na seção "Tipos de Participante", inserir todos os estudantes que participarão do evento.
- Clicar em "Enviar" e aguardar a aprovação do DAE.
- A criação de eventos no SUAP deve ser feita com antecedência e não dispensa a comunicação do mesmo à CAE, conforme este tutorial.
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