Página inicial > Artigo > COVID-19: IFSP produz 10 mil protetores faciais para doação às equipes de saúde

COVID-19: IFSP produz 10 mil protetores faciais para doação às equipes de saúde

Criado: Terça, 14 de Abril de 2020, 18h54

Voluntários da comunidade do Câmpus Bragança Paulista trabalham na produção das máscarasO IFSP, por meio de uma ação da Inova (Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia) e da Pró-reitoria de Administração (PRA), está produzindo protetores faciais em escala. Em uma ação coordenada entre diferentes câmpus, setores e empresas do arranjo produtivo local, são preparadas máscaras face shields, usadas para proteção dos profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia do coronavírus (médicos, enfermeiros, SAMU etc).

Para a produção das face shields estão sendo organizadas linhas de montagem em alguns câmpus e na sexta-feira passada, dia 10, a primeira entrou em funcionamento no Câmpus Bragança Paulista. Por meio de acordo de cooperação com a Associação do Núcleo de Excelência em Ferramentaria de Bragança Paulista (ANEF-BP), empresas da região produzem peças dos suportes das máscaras, que posteriormente são embalados com a viseira em acetato por voluntários da comunidade acadêmica do câmpus.  A previsão é que essas linhas funcionem também em São Paulo e Sorocaba.

“De todo o caos que a pandemia gerou, creio que temos coisas boas a apontar: a parceria com o arranjo produtivo local, por meio da Anef BP, viabilizou esta ação e temos muitos voluntários que se dispuseram a sair de casa para poder ajudar quem mais precisa de proteção neste momento, as equipes de saúde”, conta o prof. João Roberto Moro, diretor geral do Câmpus Bragança Paulista, comemorando a união em torno da causa.

A previsão é que nesta semana pelo menos 10 mil protetores sejam repassados aos câmpus, para que estes os encaminhem a instituições regionais de saúde que trabalham diretamente no combate ao coronavírus.

Como o IFSP está trabalhando para esta produção

A ação foi organizada da seguinte maneira: a PRA providenciou R$ 80 mil em recursos — provenientes de emendas parlamentares e da Setec — para a compra do acetato que compõe a parte da frente das face shields. Em paralelo a isso, a Inova articulou com empresas o corte desse acetato a doação dos suportes de cabeça . Também por meio da Inova e da reitoria, foi solicitado aos câmpus que fizessem um levantamento das demandas regionais pelos protetores, que até agora somam quase 10 mil pedidos.

Segundo o diretor da Inova, Alexandre Chahad, a ponte com o arranjo produtivo tem sido essencial neste momento. Ele diz que há um empenho grande do IFSP em conseguir o maior número de parceiros possível para que assim consiga colaborar no atendimento das demandas da sociedade neste período de pandemia. Até agora, contribuíram com doações as seguintes empresas: Cocal Energia Responsável, Sicoob, CleAlco Açúcar e Álcool S.A, Anef BP e Reis Ferramentaria. De acordo com Chahad, a estimativa é que o IFSP consiga produzir e distribuir, além dos 10 mil já previstos para esta semana , pelo menos mais 30 mil protetores faciais.

O pró-reitor de Administração, Silmário dos Santos, acredita que agir de maneira rápida e propositiva em cenários como o atual, como tem feito o IFSP, é imprescindível, estando no DNA das instituições governamentais em geral, e no da gestão atual do Instituto em particular. “Faz parte do nosso papel social”, diz.

Nessa mesma direção, o reitor Eduardo Modena afirma que o empenho do IFSP em produzir e doar face shields, assim como álcool glicerinado e máscaras de TNT, é uma maneira  de retribuir à população todos os impostos pagos por ela, o que de alguma forma, segundo ele, é o que o mantém as instiuições públicas funcionando. O reitor faz questão de elogiar e reconhecer os esforços de gestores, servidores e alunos que, em parceria com o setor produtivo, estão se mobilizando para ajudar no combate à pandemia.

As primeiras 1500 máscaras face shield produzidas e embaladas no Câmpus Bragança Paulista

Com base em artigo publicado originalmente em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/1366-ifsp-produz-10-mil-protetores-faciais-para-doacao