Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigo > Diretoria Adjunta Educacional > Conheça alguns programas e serviços
Início do conteúdo da página

Conheça alguns programas e serviços

Criado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 16h17 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 18h56

Parabéns e bem-vindo ao Instituto Federal de São Paulo – Campus Bragança Paulista!

Esperamos que no IFSP-BRA você encontre um ambiente rico para sua formação pessoal, profissional, social, cultural e política. Que aqui comecem novas carreiras, ideias e projetos, além de muitas amizades duradouras!

Saiba mais

- Guia do ingressante: primeiros passos no IFSP-BRA

Conheça o IFSP e o IFSP-BRA

Conheça a estrutura física e administrativa do IFSP-BRA

Ao chegar no IFSP, há muitas informações novas, inclusive sobre a vida acadêmica e a própria Instituição. Neste e nos outros guias para o ingressante (primeiros passos, o IFSP e o IFSP-BRAa estrutura física e administrativa) compilamos algumas informações que podem ajudá-lo a conhecer um pouco da estrutura e dos programas oferecidos no IFSP.

 

Assistência estudantil

A Política de Assistência Estudantil foi criada para proporcionar condições aos estudantes do IFSP para que permaneçam estudando e concluam seus cursos. A Assistência Estudantil é regulamentada pela Resolução nº 41/2015 e Resolução nº 42/2015 (disponíveis no site www.ifsp.edu.br) e é composta pelo Programa de Auxílio Permanência e pelo Programa de Ações Universais.

  • Programa de Auxílio Permanência (PAP) - voltado aos estudantes em vulnerabilidade social. O principal objetivo do programa é apoiar a permanência dos estudantes na instituição, por meio de auxílios financeiros mensais (para alimentação, moradia, transporte, apoio didático-pedagógico, creche e saúde). Você pode se inscrever para receber esses auxílios por meio do Edital do PAP, aberto no início de cada semestre. Em caso de dúvidas, procure a Coordenadoria Sociopedagógica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou, no whatsapp 11 4034-7805)
  • Programa de Ações Universais – estudantes, professores e técnicos-administrativos poderão inscrever projetos de cultura, esporte, inclusão digital e apoio às necessidades educacionais específicas dos estudantes. Todos os estudantes do campus podem participar desse programa. Procure a CSP para se informar sobre os critérios e formas de participação.

 

Programas de bolsas discentes do IFSP

O IFSP-BRA oferece diferentes programas de bolsas destinadas aos estudantes regularmente matriculados nos cursos. Para participar, fique atento aos editais dos processos seletivos divulgados no portal https://bra.ifsp.edu.br/ e nas redes sociais.

  • Bolsas de Ensino – visa apoiar a participação dos discentes em atividades acadêmicas de ensino e projetos de estudos que contribuam para a formação integral e para o aprimoramento acadêmico e profissional do estudante na sua área de formação. A Bolsa de Ensino oferece ao estudante a oportunidade de desenvolver atividades educacionais compatíveis com seu grau de conhecimento e aprendizagem, a interação com os docentes por meio de ações pedagógicas relacionadas às disciplinas dos cursos regulares e de apoio aos demais discentes do IFSP. 
  • Bolsa de Extensão – por meio do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão, estudantes poderão receber bolsa para participar de projetos ou programas de extensão, cujas temáticas são diversas, inclusive culturais, e que incluem a participação em ações junto à comunidade externa. Estes projetos podem ser fomentados pela Pró-reitoria de Extensão ou pelo próprio campus, por meio de editais de seleção de projetos e programas.
  • Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica - oferece ao estudante a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa e/ou inovação. O estudante é vinculado a um professor orientador, que acompanha suas atividades e analisa seus relatórios. O IFSP oferece três modalidades de iniciação científica: o Programa de Iniciação Científica Institucional (PIBIFSP), o Programa de Iniciação Científica de agências de fomento (PIBIT/PIBIC/PIBIC-EM) e a Iniciação Científica Voluntária (PIVICT), esta última sem pagamento de bolsa.

 

NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

A proposta do NAPNE é implementar as ações inclusivas nos campus, para atender estudantes com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla), transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Você pode procurar o representante do NAPNE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou um dos profissionais da Coordenadoria Sociopedagógica do campus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Eventos realizados pelo IFSP-BRA

No IFSP-BRA você vai poder participar de diversos eventos ao longo do ano. São eventos para diferentes públicos, sempre abertos à toda comunidade e organizados por servidores e estudantes. Conheça alguns deles:

  • SEMAT - Semana de Matemática e Educação Matemática - evento onde são oferecidos minicursos, oficinas e palestras, espaços para discussões e debates sobre Matemática e o seu Ensino, com objetivo enriquecimento acadêmico do futuro professor e do professor atuante no ensino básico.  Paralelamente são realizados a Feira de Matemática e seções de comunicação de trabalhos acadêmicos. 
  • Semana da Diversidade - com palestras, apresentações e rodas de conversa com o objetivo de fomentar discussões acerca das temáticas de diversidade cultural, relações étnico-raciais e relações de gênero e sexualidade no IFSP. 
  • BRAGANTEC – Feira de Ciência e Tecnologia – organizada anualmente, a Bragantec tem como objetivo incentivar a criatividade e a inovação dos estudantes, despertar vocações científicas e/ou tecnológicas, e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas.  Podem participar gratuitamente alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos), ensino médio e técnico, de escolas públicas e particulares. 
  • SEMTEC - Semana de Ciência e Tecnologia - é um evento que apresenta em sua programação ciclo de palestras, minicursos e mostra de trabalhos de Matemática, Ciência e Tecnologia realizados pelos alunos e professores do campus. As atividades apresentam temas que permeiam todos os cursos e o mercado de trabalho. 
  • CONCISTEC – Congresso Científico da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP - é um congresso científico realizado durante a SEMTEC, com o objetivo de divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de toda a comunidade científica de quaisquer instituições de ensino. 

Além destes eventos que são organizados pelo campus, também são realizadas outras atividades, como palestras, visitas técnicas e culturais, e participações em competições e olimpíadas do conhecimento. Fique atento ao site e redes sociais, e nas divulgações dos professores.

Fim do conteúdo da página