Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigo > Diretoria Adjunta Educacional > Conheça o IFSP e o IFSP-BRA
Incio do contedo da pgina

Conheça o IFSP e o IFSP-BRA

Criado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 16h17

Parabéns e bem-vindo ao Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Bragança Paulista!

Esperamos que no IFSP-BRA você encontre um ambiente rico para sua formação pessoal, profissional, social, cultural e política. Que aqui comecem novas carreiras, ideias e projetos, além de muitas amizades duradouras!

Saiba mais

- Guia do ingressante: primeiros passos no IFSP-BRA

- Conheça a estrutura física e administrativa

- Conheça alguns programas e serviços

Ao chegar no IFSP, há muitas informações novas, inclusive sobre a vida acadêmica e a própria Instituição. Neste e nos outros guias para o ingressante (primeiros passos, estrutura física e administrativa, programas e serviços) compilamos algumas informações que podem ajudá-lo a conhecer um pouco da estrutura e dos programas oferecidos no IFSP.

Se preferir, você pode fazer o download deste arquivo em pdf.

 

Vamos conhecer o IFSP?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundado em 1909, como Escola de Aprendizes e Artífices, é reconhecido, pela sociedade paulista, por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Durante sua história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – CEFET-SP. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter autonomia, equiparando-se às universidades. O Instituto Federal de São Paulo está organizado em estrutura multicampi e em polos de educação a distância, distribuídos pelo estado de São Paulo. Atualmente, são mais de 40 mil alunos matriculados nas 36 unidades, em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

Para saber mais sobre o IFSP, acesse também as informações disponíveis no site da Reitoria.

MISSÃO DO IFSP: "Ofertar educação profissional, científica e tecnológica orientada por uma práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento".

VISÃO: "Ser referência em educação profissional, científica e tecnológica, na formação de professores e na produção e socialização do conhecimento".

(PDI 2019-2023)

mapacampus1

 

Qual o diferencial do IFSP?

O IFSP oferta ensino público, gratuito, democrático e de excelência, por meio de uma educação verticalizada. Isso significa que o estudante pode cursar todas as etapas da educação profissional e tecnológica em uma mesma instituição, desde o curso técnico de nível médio até a pós-graduação, sempre associando o aprendizado à prática. Os docentes do IFSP atuam nos diferentes níveis do ensino e os discentes compartilham os espaços pedagógicos, incluindo os laboratórios e procurando estabelecer itinerários formativos do curso técnico à pós-graduação. Clique aqui para saiber mais sobre a proposta de educação verticalizada na Rede Federal.

Além dos cursos técnicos (que correspondem a 50% das vagas ofertadas), os Institutos Federais também devem oferecer 20% de suas vagas para cursos de licenciatura e programas especiais de formação pedagógica, visando à formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional. Tudo isso foi definido no momento de constituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conheça a lei de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Outra característica importantes do IFSP é a estrutura multicampi, que possibilita acesso e intervenção local, identificando problemas e criando soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável, com inclusão social. Os Institutos Federais são instituições alicerçados no tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

O Câmpus Bragança Paulista

Em Bragança Paulista, as atividades começaram no bairro da Penha, em 2007, com a oferta de cursos técnicos na unidade descentralizada do então CEFET-SP. Em 2009, já como câmpus do IFSP, começou a ofertar cursos superiores, ampliando o número de vagas e cursos de acordo com a demanda por mão-de-obra da região bragantina. Em 2018, as aulas foram transferidas para o novo prédio, construído para receber o IFSP-BRA no bairro São Miguel, e no prédio anteriormente ocupado teve início a implementação de um Centro de Tecnologia e Inovação, consolidando o IFSP-BRA como importante agente no desenvolvimento socioeconômico local. Clique aqui para saber mais sobre o histórico do câmpus.

Atualmente, o IFSP-BRA oferece cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos concomitantes ou subsequentes, graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e pós-graduação.

 

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são cursos oferecidos a quem já concluiu o ensino fundamental e garantem tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional, ambas oferecidas no IFSP. O ingresso se dá por meio de Processo Seletivo realizado anualmente.

Você pode acessar o site do IFSP-BRA, para saber mais sobre cada curso e conhecer seu projeto pedagógico e estrutura curricular:

 

Curso Técnico Concomitante ou Subsequente

Os cursos técnicos também são oferecidos a quem já concluiu o ensino fundamental e que esteja cursando, no mínimo, o segundo ano do Ensino Médio (Concomitante) ou para quem já concluiu o Ensino Médio (Subsequente). O ingresso se dá por meio de Processo Seletivo realizado semestralmente.

Você pode acessar o site do IFSP-BRA, para saber mais sobre o curso e conhecer seu projeto pedagógico e estrutura curricular:

 

Cursos de graduação

Os cursos de Ensino Superior são oferecidos a alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente. Todos os cursos são gratuitos e são divididos em cursos de Licenciatura, Bacharelado e cursos superiores de Tecnologia. O ingresso nos cursos de graduação do IFSP se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou processo seletivo próprio.

Você pode acessar o site do IFSP-BRA, para saber mais sobre cada curso e conhecer seu projeto pedagógico e estrutura curricular:

 

Curso de pós-graduação

O Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo oferece curso de Pós-graduação a estudantes que tenham concluído a graduação. O processo seletivo para o curso de pós-graduação do IFSP é divulgado por meio de edital próprio, semestralmente.

Você pode acessar o site do IFSP-BRA, para saber mais sobre cada curso e conhecer seu projeto pedagógico e estrutura curricular.

 

Como saber mais ou entrar em contato com o IFSP-BRA?

O Câmpus Bragança Paulista mantém canais oficiais de comunicação e informação, por meio dos quais se estabelecem os contatos entre a instituição e a comunidade:

  • site bra.ifsp.edu.br – explore nosso portal, que traz as informações importantes referentes a sua vida acadêmica, divulgações, consultas e oportunidades no IFSP.  Aconselhamos que você dê uma olhada rápida no site todos os dias, em especial na parte de Recados (onde entram informações como ausência de professor, problemas no sistema, falta de energia etc).
  • Instagram (@ifspbra), Facebook (www.facebook.com/ifsp.braganca.paulista) e YouTube (www.youtube.com/ifspbra) - acompanhe os perfis oficiais do IFSP-BRA nas redes sociais.
  • atendimento presencial – os setores e coordenações oferecem atendimento presencial de acordo com o horário disponibilizado em https://bra.ifsp.edu.br/horario-de-atendimento. Durante a pandemia de COVID-19, no entanto, o atendimento está sendo realizado prioritariamente de forma não-presencial, por meio dos contatos disponibilizados em https://bra.ifsp.edu.br/contato
  • telefones e e-mails dos setores – o IFSP-BRA oferece atendimento por meio dos contatos disponibilizados em https://bra.ifsp.edu.br/contato.
  • grupos de WhatsApp – excepcionalmente devido à pandemia de COVID-19, estão sendo montados grupos de WhatsApp entre os estudantes de cada turma, para facilitar o contato e a divulgação de informações. Caso não tenha sido incluído no grupo da sua turma, mande uma mensagem solicitando sua adesão, com seu nome completo, prontuário e curso, para  11 4034-7804.
  • e-mail acadêmico – ao ingressar no IFSP você deve criar um e-mail acadêmico, que será utilizado para contato direto com você e também necessário para acesso a outros serviços. No site e no guia Primeiros Passos no IFSP-BRA, você tem mais informações sobre isso.
  • SUAP – o Sistema Unificado de Administração Pública tem uma Caixa de Mensagens, que também pode ser utilizado pelos professores para contato com toda a turma da disciplina ou diretamente com você.
Fim do contedo da pgina