Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos-Artigos > Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Início do conteúdo da página

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Criado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 16h10

Modalidade: Técnico Integrado ao Ensino Médio

Duração: 3 anos

Turno: Integral

Como ingressar: Processo Seletivo, anualmente* (Para saber mais sobre os processos seletivos para os cursos do IFSP, clique aqui.

Coordenação do Curso: Rubens Pantano Filho

Contato:  para entrar em contato com a Coordenação do Curso, utilize o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*a oferta do curso pode variar a cada ano. Consulte edital específico do processo seletivo

 

Horários 

O curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio tem como objetivos gerais a formação de profissionais-cidadãos técnicos de nível médio, competentes técnica, ética e politicamente, com elevado grau de responsabilidade social e que contemple um novo perfil para saber, saber fazer e gerenciar atividades, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.

O Técnico em Informática desenvolve sistemas e programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Instala sistemas operacionais para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, banco de dados e sistemas operacionais. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. Estes profissionais devem desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programa, além de projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações. Devem também selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento, além de planejar etapas e ações de trabalho. Raciocínio lógico, emprego adequado de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são características fundamentais desse profissional. O técnico em informática poderá atuar na prestação de serviço e manutenção de informática e no desenvolvimento de sistemas.

Informações extraídas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que pode ser acessado na íntegra nos documentos abaixo.

 

Para ingressos a partir do 1º semestre de 2023:

 

Para ingressos anteriores ao 1º semestre de 2023:

registrado em:
Fim do conteúdo da página