Página inicial > Artigo > Três equipes do IFSP - Bragança Paulista participam da final da 15º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) na Unicamp
Incio do contedo da pgina

Criado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 19h23

O Campus Bragança Paulista do IFSP contará com três equipes na final presencial da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que ocorrerá no próximo final de semana - dias 26 e 27 de agosto - na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As equipes finalistas são:

- “BASILISCOS”: composta por Davi dos Santos Tenório, Matheus Barbosa de Oliveira e Sara Raquel Barbosa da Silva, alunos do 3º ano do Técnico Integrado em Eletroeletrônica;

- “HERUDITOS DE PINDORAMA”: formada por Pedro Guedes de Azevedo, Pedro Henrique Godoi Rezende e Samuel Fellipe Souto Correia, do 3º ano do Técnico Integrado em Informática;

- “ÚRSULA”: Giovana Viana Bezerril, Julia Gonella de Oliveira e Karen Azevedo e Paiva Marques, do 2º Ano do Técnico Integrado em Informática.

Nesta 15ª Edição, a Olimpíada teve o recorde de mais de 30,5 mil equipes inscritas e o campus também teve a sua maior participação, com 23 equipes na disputa, envolvendo estudantes dos três cursos integrados, de todos os anos do Ensino Médio. A final da ONHB deste ano contará com 340 equipes, sendo 28 do estado de São Paulo.

O campus participa da Olimpíada há 6 anos, tendo conquistado uma medalha de ouro e outra de prata nas duas últimas edições, respectivamente. Desde a 10ª Edição e nos últimos quatro anos, a mesma tornou-se um Projeto de Ensino que possui o professor Adriano Henriques Machado como orientador, que conta com alunos monitores na organização dos trabalhos.

Para chegar à final, as equipes (formadas por três estudantes e o professor orientador) participaram de seis fases on-line, realizadas nos meses de maio e junho, que incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Nesta edição, a Olimpíada convidou seus participantes a refletirem sobre “A questão indígena no Brasil”, com destaque para as ameaças e violências enfrentadas pelos povos originários ao longo da história e no presente. Além disso, outros temas sobre a História do Brasil e questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, artes, filosofia e atualidades fazem parte do programa da olimpíada, organizada pelo Departamento de História da Unicamp, com apoio da Associação Nacional de História (ANPUH).

ONHB Equipe Basiliscos ONHB Equipe Ursula

ONHB Equipe Heruditos