Página inicial > Artigo > Três equipes do IFSP - Bragança Paulista recebem Medalha de Cristal na 15º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Criado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 08h35

Três equipes do IF-Bragança conquistaram a Medalha de Cristal – menção honrosa - na final presencial da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada no último final de semana - dias 26 e 27 de agosto - na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Foram laureados os estudantes: Davi dos Santos Tenório, Matheus Barbosa de Oliveira e Sara Raquel Barbosa da Silva, alunos do 3º ano do Técnico Integrado em Eletroeletrônica, que compunham a equipe “BASILISCOS”; Pedro Guedes de Azevedo, Pedro Henrique Godoi Rezende e Samuel Fellipe Souto Correia, discentes do 3º ano do Técnico Integrado em Informática, que formaram a “HERUDITOS DE PINDORAMA”; e Giovana Viana Bezerril, Julia Gonella de Oliveira e Karen Azevedo e Paiva Marques, estudantes do 2º Ano do Técnico Integrado em Informática, que representaram a equipe “ÚRSULA”.

A final teve como tema central “A questão indígena no Brasil”, onde as equipes participantes foram convidadas a refletir acerca do racismo sofrido pelos povos originários e as lutas enfrentadas pelos mesmos ao longo da história do Brasil. Nela, participaram 340 equipes que disputaram as medalhas de ouro, prata, bronze e cristal, sendo 28 do estado de São Paulo.

Nesta 15ª Edição, a ONHB teve número recorde de mais de 30,5 mil equipes inscritas e o campus teve a sua maior participação, com 23 equipes na disputa, com estudantes de todos os anos do Ensino Médio e dos três Cursos Integrados. O campus participa da Olimpíada há 6 anos e pela primeira vez teve três equipes classificadas para a fase final.

Nos últimos quatro anos, a ONHB tornou-se um Projeto de Ensino que possui o professor Adriano Henriques Machado como orientador e que neste ano contou com a participação dos discentes Letícia Mourão, do Técnico Integrado em Mecânica e Pedro Guedes de Azevedo, do Técnico Integrado em Informática, como monitores. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é organizada pelo Departamento de História da Unicamp, com apoio da Associação Nacional de História (ANPUH).

ONHB 03  ONHB 02  ONHB 01