Página inicial > Artigo > Pesquisadores do IFSP Campus Bragança Paulista têm artigo premiado no  XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)
Incio do contedo da pgina

Criado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 18h22

CBIE2023O artigo “Análise das Respostas do ChatGPT em Relação ao Conteúdo de Programação para Iniciantes” dos autores Luiz Carlos Pereira Filho (aluno da Especialização em Gestão Estratégica em TI), prof. Luciano Bernardes de Paula e profa. Talita de Paula Cypriano de Souza, todos do grupo de pesquisa e-Comp do Campus de Bragança Paulista, foi premiado no XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) como melhor artigo da Trilha 5 (Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação). No artigo, os autores analisaram a qualidade das respostas dadas pelo ChatGPT em relação a conteúdos de programação de computadores para iniciantes, tanto com testes qualitativos quanto quantitativos.

O SBIE faz parte do Congresso Brasileiro de Informática na Computação (CBIE) e é promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O simpósio prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação. Na edição deste ano, ocorrida de 6 a 10 de novembro, de um total de 866 trabalhos submetidos, apenas 365 trabalhos foram aprovados e apresentados no simpósio.

Além do citado artigo, a professora Talita também teve aprovado o artigo “Perspectivas de estados afetivos para as disciplinas de programação: um mapeamento sistemático da literatura no Brasil” desenvolvido em colaboração com Kamila Takayama Lyra (ICMC - USP), Patrícia Augustin Jaques (UFPR), Seiji Isotani (ICMC - USP/Harvard University), também na Trilha 5. No artigo, os autores fazem um levantamento dos estudos em ambientes virtuais de aprendizagem que consideram estados afetivos no cenário brasileiro.

Fim do contedo da pgina