Prata da casa: professor do IFSP-BRA publica artigo na revista "Metallography, Microstructure, and Analysis" (Springer)
O professor Adilson Vitor Rodrigues, do IFSP - Bragança Paulista teve publicado artigo na revista "Metallography, Microstructure, and Analysis" (Springer), resultante de seu afastamento para qualificação no ano de 2024, como pesquisador de pós-doutorado do Departamento de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Minas da Escola de Engenharia de Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O trabalho, intitulado "Determination of the Critical Cooling Rate for Quasicrystal Formation in a Gas‐Atomized Al90Cu4Fe2Cr4 (%at) Alloy" investiga a faixa de taxas críticas de resfriamento necessárias para formar quasicristais icosaédricos durante a solidificação de uma liga Al90Cu4Fe2Cr4 (%at). Estudos anteriores sobre essa liga mostraram que os quasicristais icosaédricos podem se formar sob condições de solidificação rápida. Portanto, determinar a taxa crítica de resfriamento necessária para obter essas fases é essencial para selecionar técnicas de processamento apropriadas para alcançar sua formação.
No trabalho, partículas pulverizadas de uma liga Al90Cu4Fe2Cr4 (%at) produzidas por spray-forming foram caracterizadas por difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão. Com base nos diâmetros das partículas, as taxas de resfriamento foram calculadas. Uma grande fração volumétrica de quasicristal icosaédrico (i-QC) com forma quase esférica foi obtida para partículas com diâmetros inferiores a 25 μm (taxas de resfriamento superiores a 2,1 × 10^5 K/s). Alterações microestruturais, incluindo o supressão de fase i-QC e o surgimento de novas fases (Al2Cu, Al13Cr2 e Al13Fe4), foram observadas devido à diminuição do tamanho das partículas e consequente aumento das taxas de resfriamento. O desaparecimento do pico característico do i-QC em 43,6° (análise de XRD) entre 45 μm < d < 80 μm e 80 μm < d < 100 μm, associado a imagens de MEV, estabelece 2,1 × 10^4 K/s como a taxa crítica de resfriamento, abaixo da qual a formação de i-QC não ocorre na liga Al90Cu4Fe2Cr4 (%at).
O trabalho é uma parceria entre o Prof. Adilson com Pablo Miguel de Souza (UFMG), Guilherme Zepon (UFSCar), Amanda Pereira Carvalho (UFMG), Roberto Braga Figueiredo (UFMG) e Witor Wolf (EESC-USP).
Redes Sociais