Jogos e brincadeiras na educação infantil
Modalidade: curso livre de extensão presencial
Carga horária: 25 horas
Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao
O curso enfoca a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, resgatando estudos e pesquisas sobre o tema e buscando ampliar o conhecimento de professores sobre as possibilidades de trabalho com jogos e brincadeiras na escola.
OBJETIVO GERAL: reconhecer a importância das brincadeiras e jogos na infância e as diferentes possibilidades de trabalho na Educação Infantil nesta perspectiva da ludicidade, compartilhando práticas, propostas e atividades pedagógicas que subsidiem o trabalho docente.
Objetivos EspecÃficos:
- conhecer as concepções de brincadeira e jogo, em diferentes perspectivas, diferenciando brinquedo, brincadeira e jogo e reconhecendo sua importância na infância;
- discutir e refletir sobre a relevância das brincadeiras e jogos na educação infantil, como um direito de aprendizagem;
- identificar os diversos tipos de brincadeiras e de jogos, reconhecer a intencionalidade e a dinâmica de cada um, assim como experimentar e vivenciar diferentes formas de jogar;
- pesquisar e/ou desenvolver brincadeiras e jogos apropriados à Educação Infantil, com fins pedagógicos;
- pensar em planejamentos de propostas e práticas pedagógicas que incluam o brincar;
- vivenciar práticas lúdicas e compartilhar experiências
Público-Alvo: Profissionais da Educação (professores e outros educadores que atuam ou pretendem atuar na Educação Infantil) e licenciandos.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e concepções de brincadeira, brinquedo e jogo
- Importância da brincadeira, do brinquedo e do jogo na infância
- Brinquedos, brincadeiras e jogos na escola.
- Propostas curriculares e o brincar.
- Tipos de brincadeiras e jogos com fins pedagógicos.
- Práticas, propostas, atividades e práticas lúdicas na Educação Infantil.
METODOLOGIA: Os encontros serão desenvolvidos com a apresentação e construção dos conteúdos (de diferentes formas: exposição oral, em projeções, vÃdeos, fotos, textos, atividades...), em aulas teóricas e práticas, com reflexões, discussões, troca de experiências, trabalhos individuais e coletivos de leitura, análise e produção de brinquedos e jogos, análise de experiências escolares e docentes, compartilhamento de ideias, de brincadeiras e jogos, encaminhamentos didáticos e sugestões de trabalho com a ludicidade. Poderão ser realizadas apresentações e demonstrações dos participantes sobre conteúdos especÃficos.
AVALIAÇÃO: O processo de avaliação incluirá a observação constante do processo de ensino e aprendizagem, por meio do interesse, envolvimento e participação nas aulas e atividades propostas, assim como da colaboração na construção dos encontros, compartilhando reflexões, ideias e práticas. Poderão ser solicitadas, também, produções de textos com reflexões sobre os conteúdos abordados, assim como de materiais, jogos e brinquedos confeccionados para subsidiar as práticas docentes.
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