Cancelamento de Matrícula
O que é o cancelamento de matrícula?
É o desligamento definitivo do estudante. O cancelamento de matrícula não se confunde com o trancamento (interrupção dos estudos, por um semestre letivo, de modo a manter o vínculo do estudante com o curso).
Depois de realizar o cancelamento da matrícula, é possível reativar a mesma matrícula e retomar o curso?
Não. Uma vez efetuado o cancelamento de uma matrícula no IFSP, o estudante não poderá reingressar na mesma matrícula. O reingresso no curso somente será possível por meio de novo processo seletivo (vestibular ou edital de vagas remanescentes) e implicará a criação de uma nova matrícula.
Quais são os tipos de cancelamento de matrícula e suas regras?
Cancelamento de matrícula voluntário:
- É o ato de desligamento do estudante do curso por sua livre iniciativa ou de seu responsável legal, quando menor de 18 anos.
- Para estudantes do ensino médio integrado, o cancelamento de matrícula só poderá ser efetuado mediante apresentação de atestado de matrícula ou carta de aceite em outra instituição escolar, no mesmo nível de ensino e ano letivo, comprovando que o estudante dará continuidade aos estudos.
Cancelamento de matrícula compulsório:
- É o ato de desligamento do estudante do curso, feito por iniciativa da instituição, estando previsto nos seguintes casos:
- por evasão;
- por não efetuar a rematrícula dentro do prazo estipulado;
- por não comparecimento nos 10 (dez) primeiros dias letivos, quando ingressante;
- por não integralização do curso no prazo previsto, conforme o Projeto Pedagógico de cada curso.
Como posso solicitar o cancelamento de matrícula?
Para solicitar o cancelamento, siga os passos abaixo:
- Acesse o SUAP e clique em sua foto.
- Na página com seu perfil de aluno, clique na aba Requerimentos.
- Abra um novo requerimento, escolhendo a opção "Assuntos Diversos" e depois em tipo de requerimento escolha "Cancelamento de Matrícula Voluntário".
- Na descrição, descreva o motivo ou informações adicionais, caso necessário. Depois, clique em "Salvar"
- Por fim, faça o envio dos documentos em arquivo PDF, nos campos correspondentes: Declaração Nada Consta da Biblioteca, RG e Autororização do(a) responsável (para estudantes menores de 18 anos).
O que acontece depois que eu abrir o requerimento?
Uma vez aberto o requerimento, o mesmo será analisado pela CRA. Se deferido, será criado um processo de cancelamento de matrícula no SUAP, o qual passará pelas etapas de (a) verificação de eventuais pendências na Biblioteca do campus; (b) preenchimento do formulário de desligamento fornecido pela Coordenadoria Sociopedagógica (CSP).
Atenção: Após solicitar o cancelamento de matrícula, fique atento ao status do seu requerimento no SUAP. O link para o formulário da CSP e eventuais informações adicionais serão fornecidos a você por lá. Em caso de dúvidas, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Onde posso consultar o regulamento na íntegra?
Se você é discente de um curso técnico ou de graduação, consulte a Organização Didática disponível em: https://bra.ifsp.edu.br/organizacao-didatica
Se você é discente de um curso de pós-graduação, consulte a Resolução Normativa IFSP nº 04/2021, de 05 de outubro de 2021, que aprova o regulamento da pós-graduação Lato Sensu no IFSP.
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