Redondo é sair do quadrado: análise do ethos discursivo de uma campanha da cerveja Skol
Orientador: Rafael Prearo
Aluno: Keteli Conceição Batista
Resumo: Na atual sociedade brasileira, tem-se reivindicado que discursos até então ignorados e/ou negados pela sociedade sejam ouvidos: discursos relativos às diferenças sociais, raciais, econômicas, sexuais, de opinião etc. Um dos meios pelos quais isso tem acontecido é no discurso publicitário. A partir dessa observação, analisaremos como o discurso publicitário tem dado voz ao “discurso das minorias”, designação dada por nós a partir das reflexões de Bauman (2004), para quem há na sociedade um grupo excluído do conjunto no interior do qual é possível reivindicar identidades socialmente respeitadas. Para isso, com base nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa, dando ênfase especial aos estudos de Maingueneau (1997, 2008, 2010, 2013), que discorre sobre os conceitos de cenas da enunciação e de ethos discursivo, decidimos analisar os vídeos publicitários da campanha “Redondo é sair do seu quadrado”, da marca de cerveja Skol. Os resultados esperados podem evidenciar como essas minorias tem ganhado voz por meio do discurso publicitário
Modalidade: PIVICT
Vigência: 03/2018 a 11/2018
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