Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigo > Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação > Iniciação Científica > Estudo da metodologia de ensino-aprendizagem-avalição de matemática da Resolução de Problemas e contribuições para ensinar operações com números fracionários
Início do conteúdo da página

Estudo da metodologia de ensino-aprendizagem-avalição de matemática da Resolução de Problemas e contribuições para ensinar operações com números fracionários

Criado: Terça, 31 de Dezembro de 2019, 00h00

Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio

Aluno: Lucas Marcelo Consorte Almeida Chaves

 

Resumo: As operações básicas com números fracionários representam um grande desafio para muitos estudantes dos ensinos fundamental, médio e até mesmo superior. Elas possuem aplicação em diversos problemas do cotidiano, além de estarem presentes em avaliações acadêmicas e em olimpíadas. A maneira como o professor aborda o tema impacta na aprendizagem dos estudantes. Portanto, é essencial pensar na metodologia de ensino e em como desenvolver o conteúdo para sanar as dificuldades dos alunos com essas operações. Orientações sobre alternativas metodológicas estão presentes em Brasil (1998), que é o documento oficial que norteia o trabalho do professor para garantir aos estudantes uma educação de qualidade. Nesse documento, uma das recomendações é o uso da metodologia resolução de problemas, apontada como ponto de partida de toda atividade humana e que não deve ser feita de forma tradicional, mas de forma que o aluno perceba que o conhecimento é um conjunto de conceitos inter-relacionados. Nesse contexto, o objetivo desse projeto é fazer um estudo da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas proposta por Onuchic (2014) e desenvolver atividades baseadas nessa metodologia para ensinar as operações básicas com números fracionários, ou seja, fazer com que estudantes compreendam de fato essas operações

 

Modalidade: PIVICT

Vigência: 09/2018 a 06/2019

Fim do conteúdo da página