Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigo > Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação > Iniciação Científica > Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e uso do software GeoGebra® para encontrar estratégia de resolução
Início do conteúdo da página

Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e uso do software GeoGebra® para encontrar estratégia de resolução

Criado: Terça, 31 de Dezembro de 2019, 00h00

Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio

Aluno: Daniela Braga Lustosa

 

Resumo: A interpretação dos enunciados de problemas de geometria, em geral, é melhor compreendida quando os estudantes fazem a representação por meio de entes geométricos. E se a representação o no plano já favorece a compreensão, dispor da representação espacial e de forma dinâmica pode proporcionar a interpretação geral dos problemas, fornecendo estratégias e argumentos para validara resolução. Um dos recursos tecnológicos, que associa a parte algébrica e geométrica e está sendo utilizado nas escolas é o software GeoGebra®. Combinar essa ferramenta com a metodologia resolução de problemas de Onuchic (2014) pode facilitar a interpretação do problema. Infelizmente e por diversos fatores, muitos estudantes ainda desconhecem as potencialidades do GeoGebra® e professores, mesmo reconhecendo a relevância da metodologia resolução de problemas, não os utilizam em suas práticas didáticas. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é dar oportunidade ao licenciando para estudar a metodologia citada, as potencialidades do GeoGebra® e desenvolver atividades que possam ser utilizadas nas aulas de matemática para que estudantes se apropriem dos conceitos de geometria relacionados ao triângulo retângulo, mostrando as potencialidades que essa ferramenta oferece no desenvolvimento da metodologia resolução de problemas, seja para visualização, compreensão, resolução do problema e até mesmo para verificação da solução

 

Modalidade: PIBIFSP

Vigência: 03/2019 a 11/2019

Fim do conteúdo da página