O lugar da avaliação nos cursos de Licenciatura em Matemática do IFSP
Orientador: Luana Ferrarotto
Aluno: Maria Gabriela Rodrigues da Silva
Resumo: A avaliação educacional é uma categoria polêmica e central na organização do trabalho pedagógico. Diferentes processos educacionais podem ser desenvolvidos a partir de distintas concepções de avaliação. Considerando que a avaliação está relacionada diretamente com o sucesso ou fracasso escolar, é fundamental que cursos de formação de professores dêem ênfase a esta área. Assim, este projeto de iniciação cientÃfica tem por objetivo analisar o lugar que a avaliação ocupa nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PCCs) de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo. Para tanto, será realizada análise documental dos PPCs de seis cursos dessa licenciatura existentes na instituição. Para tratamento dos dados, será conduzido um processo de análise de conteúdo. Espera-se, com o desenvolvimento deste projeto, perceber o espaço que é dado ao campo da avaliação na organização curricular, as concepções presentes, bem como o direcionamento do debate empreendido sobre avaliação no processo de formação de professores.
Modalidade: PIBIFSP 2021
Vigência: 26/04/2021 a 30/11/2021
Redes Sociais