Perfil de hábitos de lazer dos estudantes ingressantes no primeiro ano do ensino médio integrado do Instituo Federal de São Paulo campus Bragança Paulista: questões de gênero e raça
Orientador: Valentina Piragibe
Aluno: Sebastião AluÃsio Carvalho dos Santos
Resumo: Embora o lazer seja um direito de todas e todos, nem sempre se tem a possibilidade da vivência desse direito quando se é mulher ou negro. Existem vários marcadores identitários que podem resultar em exclusões, como em relação à s pessoas com deficiência, ou por sua preferência sexual ou pela pessoa estar fora do padrão corporal, etc. Entretanto, as distinções, diferenciações e preconceitos em relação aos marcadores identitários de gênero e raça em muitas ocasiões são sutis (porém não menos perversos) e por isso precisam ser visibilizados. No Instituto Federal de São Paulo campus Bragança Paulista não existem pesquisas que façam o entrelaçamento entre lazer e os marcadores identitários de raça e gênero. A partir desta lacuna, o presente projeto de iniciação cientÃfica abordará os marcadores de raça e gênero ligados ao lazer identificando o perfil de lazer dos estudantes ingressantes no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Modalidade: PIBIFSP 2022
Vigência: 15/03/2022 a 15/12/2022
Redes Sociais