Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigo > Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação > Iniciação Científica > Perfil de hábitos de lazer dos estudantes ingressantes no primeiro ano do ensino médio integrado do Instituo Federal de São Paulo campus Bragança Paulista: questões de gênero e raça
Início do conteúdo da página

Perfil de hábitos de lazer dos estudantes ingressantes no primeiro ano do ensino médio integrado do Instituo Federal de São Paulo campus Bragança Paulista: questões de gênero e raça

Criado: Sábado, 31 de Dezembro de 2022, 00h00

Orientador: Valentina Piragibe

Aluno: Sebastião Aluísio Carvalho dos Santos

 

Resumo: Embora o lazer seja um direito de todas e todos, nem sempre se tem a possibilidade da vivência desse direito quando se é mulher ou negro. Existem vários marcadores identitários que podem resultar em exclusões, como em relação às pessoas com deficiência, ou por sua preferência sexual ou pela pessoa estar fora do padrão corporal, etc. Entretanto, as distinções, diferenciações e preconceitos em relação aos marcadores identitários de gênero e raça em muitas ocasiões são sutis (porém não menos perversos) e por isso precisam ser visibilizados. No Instituto Federal de São Paulo campus Bragança Paulista não existem pesquisas que façam o entrelaçamento entre lazer e os marcadores identitários de raça e gênero. A partir desta lacuna, o presente projeto de iniciação científica abordará os marcadores de raça e gênero ligados ao lazer identificando o perfil de lazer dos estudantes ingressantes no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

 

Modalidade: PIBIFSP 2022

Vigência: 15/03/2022 a 15/12/2022

Fim do conteúdo da página