Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigo > Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação > Iniciação Científica > Possibilidades para o Ensino da computação na Educação Básica
Início do conteúdo da página

Possibilidades para o Ensino da computação na Educação Básica

Criado: Sábado, 31 de Dezembro de 2022, 00h00

Orientador: Elisandra Aparecida Alves da Silva

Aluno: Marilia Zago Kairalla de Queiroz

 

Resumo: Pesquisas na área de Informática na Educação revelam que o desenvolvimento de competências e habilidades tipicamente associadas ao cientista da computação (denominadas como Pensamento Computacional) permitem solucionar problemas, comunicar ideias e a planejar e estruturar projetos, sendo que essas competências são essenciais para o desenvolvimento do educando e contribuem para uma formação indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo meios para progredir nos estudos e para o mercado de trabalho, pois atualmente, a competência de se "pensar computacionalmente" Ã© tão importante quanto a leitura, a escrita e o cálculo, sendo relevante para o estudante compreender sobre algoritmos, padrões e decomposição como meio de auxiliá-lo na resolução de problemas de diversas áreas. 
Dessa forma, este projeto visa identificar estratégias e recursos adotados para o desenvolvimento de tais competências, baseados na normativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

 

Modalidade: PIBIC-EM 2022/2023 CNPq

Vigência: 01/09/2022 a 31/08/2023

Fim do conteúdo da página