Pretos, pardos e indÃgenas no Ensino Médio do IFSP
Orientador: Catarina Percinio Moreira da Silva
Aluno: Ariel Henrique Mendes da Silva
Resumo: A pesquisa em questão busca promover uma análise crÃtica sobre o processo seletivo do IFSP por meio de um olhar racializado. Seus objetivos são investigar a representatividade da população autodeclarada PPI (pretos, pardos e indÃgenas) no ensino médio do IFSP e compará-la com a porcentagem desses grupos no Censo 2022, tanto a nÃvel nacional quanto no contexto especÃfico do campus Bragança Paulista.
Além disso, a pesquisa visa identificar as escolas públicas de origem dos alunos autodeclarados PPI no IFSP campus Bragança Paulista e analisar a quantidade desses alunos no nono ano em algumas escolas da região. Um ponto importante é investigar se há escolas com alta porcentagem de alunos PPI no nono ano que não estão participando ou obtendo êxito no processo seletivo do IFSP.
Os resultados esperados incluem evidenciar a representatividade da população PPI no ensino médio do IFSP, proporcionar reflexões e embasar futuras ações de combate à desigualdade racial.
Essa pesquisa contribuirá para uma compreensão mais ampla da representatividade racial no ensino médio e na seleção acadêmica, estimulando a promoção de uma educação mais equitativa e inclusiva.
Modalidade: PIBIFSP 2023
Vigência: 02/08/2023 a 07/12/2023
Redes Sociais