Relação entre Transtorno do Aspecto Autista (TEA) e o uso de telas: o que os estudos dizem?
Orientador: Rafael Prearo Lima
Aluno: Melissa Cynthia Parker
Resumo: O uso excessivo de telas por parte de crianças, em contraste com as recomendações de organizações de saúde, como da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Associação de Pediatras dos EUA, além da própria Organização Mundial da Saúde, é uma crescente preocupação no cenário brasileiro, visto que tal exposição traz impactos para o neurodesenvolvimento infantil. Com isso em vista, este trabalho tem como objetivo analisar possÃveis relações entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o uso de telas em crianças na primeira infância (até 6 anos). Para isso, será feita uma revisão sistemática de 25 artigos cientÃficos, extraÃdos de diferentes bases de dados, para analisar tais relações em potencial. Os resultados da pesquisa contribuirão para as discussões quanto ao impacto de uso de telas no desenvolvimento neurológico infantil, especificamente quanto ao Transtorno do Espectro Autista, possibilitando reflexões para pais, professores, profissionais de saúde e pesquisadores da área.
Modalidade: PIBIC-EM 2024/2025 CNPq
Vigência: 01/09/2024 a 31/08/2025
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