Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigo > Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação > Grupos de pesquisa > Avaliação e Relações Escolares (ARES)
Início do conteúdo da página

Avaliação e Relações Escolares (ARES)

Criado: Domingo, 02 de Junho de 2019, 16h12

Lider: Jean Douglas Zeferino Rodrigues

 

Objetivos: A avaliação, compreendida como categoria central da organização do trabalho pedagógico, vincula-se aos objetivos educacionais e, por conseguinte, modula os conteúdos e métodos adotados. Nesse sentido, tomar a avaliação como objeto de pesquisa, significa problematizar as ações promovidas, bem como suas repercussões tanto nas ações escolares como nas relações estabelecidas entre os diversos segmentos escolares. A reflexão sobre a avaliação educacional contribui para a análise das concepções e práticas que podem estar alinhadas à forma escola na sociedade capitalista ou que, em outra direção, buscam romper com essa lógica de modo a promover uma educação emancipatória e para o desenvolvimento das potencialidades humanas. O grupo caracteriza-se pelo estudo da avaliação educacional ¿ em seus três níveis (aprendizagem, externa em larga escala e institucional participativa) ¿ em interface com as relações escolares (concepções e práticas a partir das avaliações).

 

Linhas de Pesquisa

  • Avaliação e relações escolares

 

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6389357255833492

Fim do conteúdo da página