Criado: Quarta, 06 de Julho de 2016, 10h39

Localização: sala B301 - 3º Andar

Telefone de Contato: (11) 4034-7806

A Biblioteca do IFSP – Câmpus Bragança Paulista iniciou suas atividades em fevereiro de 2009, tendo como missão desenvolver a infraestrutura informacional necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão do câmpus.

Nossos Serviços

Certificado CRB-8

Guia do Usuário

Plano de Contingência

A partir de junho de 2013, o quadro de funcionários aumentou de 1 para 3, contando então, com duas bibliotecárias-documentalistas e uma auxiliar de biblioteca, o que possibilitou o atendimento ao público por mais de 13 horas consecutivas.

Atualmente, o acervo possui aproximadamente 9900 exemplares de diversas obras, como livros, CDs e DVDs, periódicos, trabalhos de conclusão de curso dos discentes do câmpus, obras de referência, entre outras. O acervo da biblioteca é constituído por meio de compras, doações ou permutas, e seu crescimento tem ocorrido de forma contínua, visando à disponibilização de obras específicas e relevantes para os cursos aqui ofertados.

No segundo semestre de 2013, o acervo foi automatizado com a utilização do software livre Biblivre. Em 2015, iniciou-se a migração para o software Pergamum, adquirido pelo IFSP para toda as bibliotecas do Instituto, e desde 2016, tem sido utilizado pelo câmpus, permitindo consultas, renovações, reservas e demais serviços online.

Em maio de 2017, o IFSP adquiriu a Biblioteca Virtual Universitária Pearson, que conta com mais de 5700 títulos. A biblioteca disponibiliza também aos usuários acesso ao Portal de Periódicos da CAPES bem como as normas da ABNT.

À Coordenadoria de Biblioteca, órgão subordinado à Diretoria Adjunta Educacional, é articulada por equipe composta por bibliotecários-documentalistas e auxiliares de biblioteca, podendo, excepcionalmente, ter a atuação de servidores de outros cargos alocados na biblioteca, à critério da administração, que deverão desempenhar as mesmas atividades do auxiliar de biblioteca.

Considerando as normas que regulam a prorissão de bibliotecário e seu exercício, fica estipulado que a Coordenação de Biblioteca seja realizada por bibliotecário, com registro profissional no Conselho Regional de Biblioteconomia, na jurisdição que tiver sujeito conforme dispõem as Leis n° 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 26 de junho de 1998, e as orientações contidas no Ofício Circular n° 01 /2012/SEGEP-MP.

São atribuições do Coordenador de Biblioteca:

• Coordenar e executar as atividades relacionadas aos processos técnicos e administrativos da biblioteca, visando ao armazenamento, à recuperação e à disseminação da inlormação;
  • Cumprir e fazer cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Sistema de Bibliotecas do IFSP;
  • Gestão dos recursos materiais e humanos disponíveis na biblioteca;
  • Participar das discussões da previsão orçamentária do câmpus, de modo a garantir a destinação de recursos necessários à organização, manutenção e aprimoramento do setor;
  • Elaborar Termo de Referência e mapa comparativo e atestar as aquisições de acervo de acordo com as demandas do câmpus;
  • Contato e relacionamento com setores do ensino, pesquisa e extensão para integração da biblioteca no projeto e processo pedagógico dos cursos e programas do câmpus;
  • Representar a Biblioteca e pronunciar-se em nome dela perante os espaços do IFSP e perante a comunidade:
  • Integrar comissões referentes a processos de criação, ampliação e reformas de prédios próprios para bibliotecas;
  • Compartilhar processos e serviços com as demais bibliotecas que compõem a Rede do IFSP:
  • Gestão da avaliação permanente do acervo;
  • Gestão local do sistema de automação de bibliotecas;
  • Realizar apontamentos de dados estatísticos do acervo, circulação e de material;
  • Elaborar relatórios das atividades desenvolvidas pela biblioteca;
  • Proposição e encaminhamento de atividades culturais e científicas relacionados à biblioteca;
  • Propor, apoiar e incentivar a publicação e organização de periódicos online nas áreas específicas do câmpus;
  • Responsabilizar-se pelo patrimônio alocado na Biblioteca.

Fonte: Regimento Geral da Reitoria e dos Câmpus do IFSP, aprovado pela PORTARIA NORMATIVA RET/IFSP Nº 32, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2021