Página inicial > Biblioteca > Guia do usuário - Biblioteca IFSP-BRA

Guia do usuário - Biblioteca IFSP-BRA

Criado: Terça, 20 de Março de 2018, 16h33 | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 11h33

GUARDA VOLUMES

A biblioteca disponibiliza armários para os usuários guardarem seus pertences enquanto usam as dependências da biblioteca. Dirija-se ao balcão de atendimento portando sua carteirinha estudantil para emprestar uma chave. As mesmas deverão ser devolvidas ao deixar as dependências da biblioteca. A não devolução das chaves resultará em suspensão de empréstimos. Lembre-se: permaneça na biblioteca somente com o material necessário. Não será permitido o acesso com bolsas, sacolas, mochilas, comidas e a­ afins. Pedimos a gentileza de não deixar pertences no chão ou na parte superior dos armários.

BIBLIOTECA VIRTUAL

O IFSP tem acesso ao conteúdo da Biblioteca Virtual Universitária Pearson. Acesse do catálogo online PERGAMUM (pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br) ou SUAP (suap.ifsp.edu.br) de casa ou dos computadores da biblioteca e também pelo app Biblioteca Virtual Universitária, disponível para smarthphones. (Consulte as bibliotecárias para maiores detalhes).

NOSSO ACERVO

A Biblioteca do IFSP-BRA disponibiliza um acervo composto por livros, dicionários, periódicos, CDs, DVDs, e-books, monografias, jogos e entre outros. Algumas obras são para consulta local como: Obras de referência (enciclopédias, dicionários, manuais, guias, etc.) e periódicos do mês corrente. Os exemplares número 1 (ex.1) ficam disponíveis para consulta exclusiva na biblioteca. Estes livros possuem uma etiqueta com a letra “C” acima do número de chamada do livro.

CONSULTA AO ACERVO

Consulte as obras através do catálogo online Pergamum, através do link pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br. Para acessar as normas técnicas ABNT(NBR) e Mercosul  (AMN), faça seu login no catálogo, realize a busca no campo Pesquisar, e em seguida, clique na aba Target GEDWeb. Para verificar seus empréstimos, débitos, reservas, etc., faça login no catálogo e acesso o MEU PERGAMUM.

É imprescindível que você acesse o SUAP e crie sua senha. Ela será utilizada para logar no catálogo Pergamum.

EMPRÉSTIMOS

Alunos e terceiros

5 Obras

7 dias corridos

Docentes e técnicos-administrativos

7 Obras

14 dias corridos

Apresente sua carteirinha estudantil no balcão de atendimento. Lembre-se: Não atrase a devolução das obras e chaves, pois em débito com a biblioteca não poderá fazer novos empréstimos domiciliares até o término da suspensão.

RENOVAÇÕES

O empréstimo poderá ser renovado por mais 7 dias, desde que não haja pedido de reserva e o usuário não esteja em débito com a Biblioteca. Serão permitidas 3 (três) renovações consecutivas das obras.

Como fazer uma renovação online? 1 - Acesse pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br; 2 - Faça login (selecione Bragança Paulista + número de prontuário e senha) no canto direito da página; clique em Meu Pergamum. Em caso de problemas com a renovação online, vá até o balcão de atendimento da Biblioteca ou entre em contato antes da data de devolução expirar.

PENALIDADES

O atraso na devolução de obras gera as seguintes penalidades:

1 - Suspensão conforme a quantidade de dias e exemplares em atraso. Cada dia de atraso resultará em 2 dias de suspensão, multiplicados pela quantidade de obras;

2 - O usuário ­ficará impedido de realizar novos empréstimos domiciliares durante todo o período de suspensão. Para penalidades alternativas, consulte o regulamento de uso das bibliotecas do IFSP.

RESERVAS

Você pode fazer reservas de obras que se encontram emprestadas. Ao encontrar o título desejado no catálogo, veri­fique o status do(s) exemplares(s) no link “Exemplares”. Constatando que todos os títulos estão emprestados, acesse o link “Reserva” e preencha os dados requisitados. Assim que a obra estiver disponível para você, o Pergamum lhe enviará um e-mail avisando. Você terá o prazo de 48h para retirada no balcão de atendimento. Em caso de dúvidas, entre em contato.

SALAS DE ESTUDO EM GRUPO

Existem salas de estudo em grupo no ambiente da biblioteca. A utilização das salas é livre, exceto quando houver reservas prévias para ocasiões especiais. Sugerimos que as salas sejam usadas para reuniões e estudos em grupo, a partir de 3 e no máximo 8 pessoas. Faça bom uso do espaço!

COMO ENCONTRAR UM LIVRO NA ESTANTE?

Os livros são organizados por assuntos. Todos as obras recebem um código, o número de chamada, que nos ajuda a identi­ficá-las como únicas e encontrá-las nas estantes do acervo. Para identificar este número, faça a pesquisa da obra através do catálogo online Pergamum. O número de chamada ­ fica localizado na lombada do livro.

Exemplo:

biblioteca comoEncontrar

Sempre da direita para a esquerda