Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comissões-Artigos > Comissão de Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Comissão de Sustentabilidade

Criado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 09h55

noticia sustentabilidadeO Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, publicou em 2012 a Instrução Normativa nº 10, na qual definiu as regras para a elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e determina a criação, em todos os órgãos e entidades da administração pública federal, da Comissão Gestora de Logística Sustentável. A mesma deve ser formada por servidores, com as funções de elaborar em suas unidades o PLS e implementar práticas de sustentabilidade, como a coleta seletiva do lixo, adotar a prática de compras sustentáveis e promover economia e racionalização dos gastos públicos praticando o consumo racional dos materiais e serviços. Devem também fazer o inventário de todos os bens e produtos de suas unidades buscando, sempre que possível, substituí-los por outros similares com menor impacto ambiental.

A Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável do IFSP, Câmpus Bragança Paulista, foi criada inicialmente pela Portaria nº1054/2015, alterada pela Portaria nº1624/2015. A partir da constituição da comissão local, diversas ações foram levadas à frente ao longo do ano de 2015 e início de 2016, dentre as quais pode-se destacar a elaboração do Plano de Logística Sustentável local (disponibilizado em sua integra na pasta Documentos, ao fim desta página).

Com o término de vigência da portaria anterior, foi constituída uma nova comissão através da Portaria nºBRA.0044.2016, alterada pelas Portarias nº BRA.0079.2016 e BRA.0107.2016, o que permitiu a continuidade dos trabalhos iniciados pela comissão anterior. 

Espera-se que a implementação do PLS permita que se desenvolva no âmbito da Instituição uma nova visão de gestão, com execução eficiente da despesa, mediante a pactuação de resultados com o estabelecimento de metas para redução de gastos, e com priorização de execução de compras das despesas de forma sustentável, por meio da introdução de variáveis socioambientais.

Espera-se também, que com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica (docentes, discentes e servidores técnicos administrativos) na execução das ações propostas pela comissão; ocorra uma disseminação no âmbito institucional de práticas sustentáveis transformadoras que possam extrapolar os limites do Câmpus. Que essas práticas proporcionem mudanças de comportamento que resultem em atitudes que possam tornar o planeta mais sustentável para a nossa e para as gerações futuras.

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página