Incio do contedo da pgina

Câmpus Bragança Paulista formaliza a primeira Transferência de Tecnologia do IFSP

Criado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 11h17

TransfTecnologiaNautilus nov2019No dia 11 de novembro de 2019, foi assinado o primeiro contrato de transferência de tecnologia do IFSP. A tecnologia é resultado da chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, e contou com esforço de professores, técnicos e estudantes do Câmpus Bragança Paulista e da empresa Nautilus, parceira no projeto. O processo de transferência foi formalizado com apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia - INOVA IFSP.

Transferência de Tecnologia é o processo pelo qual uma organização transfere para outra um conjunto de conhecimentos técnicos ou científicos a serem aplicados na produção. A Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, gerou incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, e possibilitou a efetivação de contratos de transferência de tecnologia.

Neste contexto, a empresa Nautilus, sediada em Nazaré Paulista e especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos para piscinas e SPA, procurou o IFSP com o objetivo de desenvolver um novo produto para ser lançado no mercado: um sistema automatizado para controle de piscinas. Os professores e pesquisadores viram na chamada pública CNPq-SETEC/MEC uma oportunidade de viabilizar a realização desse projeto com financiamento de bolsas para pesquisadores e estudantes, compra de material e infraestrutura e submeteram uma proposta que foi aprovada em sua totalidade. A abertura da chamada proporcionou a parceria entre o IFSP e a Nautilus para atender à demanda da própria empresa em ter uma equipe de desenvolvimento de novos produtos. Sem ela, não seria possível o envolvimento dos diversos estudantes bolsistas no projeto.

Após 2 anos de desenvolvimento, foi entregue para a empresa o “Sistema de Automação de Piscinas”, produto que controla, por meio do celular, computador ou tablete, funções como aquecimento, bombas, iluminação e cascata da piscina. Além disso, permite o agendamento dessas funções e o monitoramento a distância da temperatura da água.

O projeto foi coordenado pelo professor João Roberto Moro, atual diretor da unidade, e teve o envolvimento dos professores Vitor Garcia, Sérgio Ricardo Pacheco e André Marcelo Panhan, além do servidor Tecnólogo em Eletrônica Industrial Murilo José de Carvalho. Durante o desenvolvimento, o projeto contou também com a participação de quatro estudantes do ensino Técnico em Eletroeletrônica, dois estudantes do Tecnólogo em Eletrônica Industrial e 2 estudantes do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Com a transferência de tecnologia, o IFSP - Câmpus Bragança Paulista recebeu em contrapartida um sistema de controle de acesso no valor de R$ 25.000,00, além de equipamentos e material de consumo no valor de R$ 20.000. A parceria proporcionou também a capacitação e formação de professores e estudantes e um dos estudantes se tornou funcionário da empresa.

Com esse projeto também, Bragança Paulista se tornou o primeiro câmpus do IFSP a realizar uma transferência de tecnologia com sucesso.

Fim do contedo da pgina