Participe da palestra "Visão computacional para a redução de erros em processos manuais"

Criado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 11h45

No dia 06 de outubro, quarta-feira, às 21h, será realizada a palestra online "Visão computacional para a redução de erros em processos manuais", com os engenheiros Fabrício Petrassem Sousa e Gustavo Mourão da empresa Macnica DHW, por intermédio do programa de Extensão Conexão Indústria do IFSP - Câmpus Bragança Paulista.

Na atividade, será apresentada uma solução concebida para auxiliar e promover benefícios na linha de montagem manual, como detecção de erros em tempo real, treinamento do operador, controle e gerenciamento dos processos. Utilizando Inteligência Artificial, a solução reduz significativamente os erros no trabalho manual e repetitivo na linha de montagem por meio de monitoramento de vídeo.

A empresa Macnica DHW, parceira do IFSP via acordo de cooperação, é o Centro de Excelência Intel para Artificial Intelligence e High-Performance Computing na América Latina e pertence ao Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo.

A transmissão da atividade é aberta a toda comunidade e ocorrerá por meio do canal do YouTube do IFSP-BRA, no link https://youtu.be/ESyrdW1HCCg.

Conheça os palestrantes:

Fabrício Petrassem Sousa – IoT Manager da Macnica DHW: Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Administrador de empresas pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG); com MBA em Gestão Empresarial pela Unisul/HSM e especialização em formação de controller pela Unisociesc. Atualmente é o responsável pelo planejamento estratégico da unidade de negócios da Macnica DHW de IoT Business, além da gestão do projeto Perini City Lab, voltado para Cidades Inteligentes, junto ao Ágora Tech Park.

Gustavo Mourão – Data Scientist da Macnica DHW: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa ( MG). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui formação técnica/profissionalizante pelo Centro Federal de Educação Tecnológica – Campus Ouro Preto em Instrumentação Eletrônica e Controle de Processos.  Tem experiências no processamento de sinais através de projetos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa (NIAS; Biometric Laboratory – University of Calgary), implementação de sistemas para automação de processos, processamento de sinais e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina no contexto de análise de vibração e análise de dados.

IG ConexaoIndustria06out2021 21h