Ir direto para menu de acessibilidade.
Incio do contedo da pgina

Prata da casa: professor do IFSP-BRA publica artigo na revista “The International Journal of Advanced Manufacturing Technology" (Springer)

Criado: Sexta, 21 de Março de 2025, 13h42

O professor Adilson Vitor Rodrigues da área de mecânica do IFSP-BRA e pesquisador colaborador da UFMG (pós-doutorado) teve publicado artigo na revista "The International Journal of Advanced Manufacturing Technology" (Springer), escrito em colaboração com Maria Helena Teles Lopes, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas da UFMG. Além disso, este trabalho tem a participação de pesquisadores da UFMG, UFSCar e UNICAMP. O trabalho foi coordenado pelo Prof. Witor Wolf, da EESC-USP.

O trabalho, intitulado "Microstructural evolution and hardness enhancement in a novel Cr-Mn-Fe-Co–Ni high entropy alloy processed by laser surface remelting", trata do aumento de resistência em ligas de alta entropia por meio do refinamento microestrutural, por meio de altas taxas de resfriamento características do processo de refusão superficial a laser.

Neste trabalho, a superfície de uma liga nova de Cr35Mn5Fe5Co5Ni50 (%at.), obtida por fusão a arco, foi modificada por refusão a laser. Foram utilizadas duas potências de laser, 200 W e 300 W, para estudar a influência da densidade de energia na microestrutura resultante. Foi utilizada uma velocidade fixa de varredura do laser de 11,6 mm/s. A caracterização microestrutural foi realizada utilizando difração de raios-X, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura. A análise de difração de elétrons retroespalhados também foi usada para avaliar o tamanho do grão e a orientação cristalográfica nas superfícies refundidas.

As trilhas do laser mostraram um refinamento significativo do tamanho de grão em comparação com o substrato. A trilha do laser processada com a menor potência (200 W) teve a microestrutura mais refinada, com um tamanho médio de grão de 23 μm. A trilha processada com a maior potência (300 W) apresentou um tamanho médio de grão de 54 μm. O substrato exibiu um tamanho médio de grão maior que 200 μm. Observou-se um aumento significativo na microdureza, de 160±5 HV (substrato) para 189±10 HV (200 W) e 196±4 HV (300 W), nas áreas das trilhas do laser, o que é atribuído ao significativo refinamento microestrutural obtido nas áreas refundidas.

Link para o artigo publicado: https://link.springer.com/article/10.1007/s00170-025-15390-5)

 

 

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina